Campo Grande - MS, domingo, 19 de agosto de 2018

aem/ms

Balanças da Feira foram fiscalizadas

7 ABR 2011Por DA REDAÇÃO12h:23

Fiscais da Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro e vinculado à Seprotur, realizaram na noite de ontem (6) fiscalização de balanças na Feira Central de Campo Grande.

Conforme a diretora técnica do órgão, Luciana Boni Cogo, as balanças de estabelecimentos comerciais e indústrias são fiscalizadas periodicamente para certificar que as medições dos produtos estão corretas e que o consumidor não está sendo lesado.

Todas as balanças localizadas na Feira Central foram verificadas e três foram reprovadas. A verificação da balança fica sujeita à cobrança das taxas de serviços metrológicos.

A balança aprovada recebe o lacre e o selo do Inmetro. Por isso, antes da pesagem dos produtos, o consumidor pode observar se o instrumento tem o lacre, que impede a sua adulteração, e também o selo.

Luciana explica que caso a balança seja reprovada pela AEM/MS, o responsável pelo equipamento tem dez dias para o conserto e após esse período, é feita nova verificação metrológica. “O instrumento que apresentar erro acima do tolerável é interditado, pois está prejudicando o consumidor”, pontua.

Ouvidoria

Caso o consumidor encontre uma balança sem o selo e o lacre ou suspeite da pesagem, pode entrar em contato com a Ouvidoria da AEM/MS pelo telefone 0800 67 52 20. Após a denúncia, os fiscais da Agência vão até o local para fiscalizar o instrumento de medição.

Leia Também