Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

CHILE

Bachelet assume Presidência pela 2ª vez

11 MAR 14 - 17h:22AGÊNCIA BRASIL

Aos 62 anos,a socialista Michelle Bachelet assumiu hoje (11), ao meio-dia, o segundo mandato como presidenta do Chile. A cerimônia foi no Senado, na cidade de Valparaíso, no litoral chileno. Isabel Allende, filha do falecido presidente Salvador Allende, assumiu a presidência do Senado.

Foi Isabel quem passou a faixa presidencial a Michelle. É a primeira vez que o Chile tem duas mulheres chefiando o Executivo e a Câmara Alta (que equivale ao Senado). Bachelet recebeu de seu antecessor, Sebastián Piñera, a estrela de cinco pontas que simboliza o poder presidencial no Chile.

Salvador Allende, pai da socialista Isabel, foi, além de presidente da República, presidente do Senado, de 1966 a 1969. Ele foi deposto e morto em setembro de 1973, em golpe de Estado chefiado pelo general Augusto Pinochet, que assumiu o poder e permaneceu na chefia do governo até 1990, quando foi substituído por Patricio Aylwin. O pai de Michelle Bachelet, Alberto Bachelet, era oficial da Força Aérea e morreu meses depois do golpe de Estado, após ter sido interrogado e torturado pelos próprios companheiros de armas.

Assistiram à cerimônia de posse no Senado chefes de Estado e de Governo de diversos países, entre os quais as presidentas do Brasil e da Argentina, Dilma Rousseff e Cristina Kirchner, e o presidente do Equador, Rafael Correa.

Sem discursar, e já como autoridade máxima do país, Bachelet dirigiu-se, em seguida ao Palácio de Cerro Castillo, para receber os chefes de Estado e de Governo que vieram à cerimônia. O primeiro discurso da presidenta está previsto para as 17h45, em Santiago, na Praça da Constituição, em frente ao Palácio de La Moneda, sede do governo chileno.

*Com informações da Télam e da Televisión Nacional de Chile

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Com temperaturas perto de 40ºC, umidade do ar despenca em MS
ALTAS TEMPERATURAS

Marcando quase 40ºC, umidade despenca em MS

'Avenida Brasil' será reprisada no 'Vale a Pena Ver de Novo'
NOVELA

'Avenida Brasil' será reprisada no 'Vale a Pena Ver de Novo'

Desaparecido desde sexta, homem é encontrado morto em rio
PONTA PORÃ

Desaparecido desde sexta, homem é encontrado morto em rio

Preço da gasolina volta a subir <br>após duas semanas em queda
APONTA ANP

Preço da gasolina volta a subir
após duas semanas em queda

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião