Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

defensivos

Aviação agrícola será prejudicada com portaria

14 AGO 12 - 00h:00Cícero Faria, de Dourados

Uma portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) proibindo a pulverização aérea de defensivos que contenham quatro princípios ativos específicos não terá impacto neste momento sobre o setor de aviação agrícola. Mas com a chegada da nova safra de verão, esse segmento será muito prejudicado.

A previsão é do dono de uma empresa aérea em Dourados, Eder Roberto Peviani que prevê prejuízos para todo setor, se a media não for revista, como vem defendendo aviação agrícola, industrias e revendas de defensivos e produtores rurais.

A partir desta semana, o Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária deve levar ao Ministério do Meio Ambiente uma proposta elaborada pelos segmentos afetados para estabelecer uma alternativa à proibição de aplicação aérea de defensivos agrícolas que contenham os princípios ativos Imidacloprid, Tiametoxam, Clotianidina ou Fipronil.

A medida do Ibama, publicada em julho, tem o objetivo de proteger as abelhas, que, conforme pesquisas científicas, estariam até morrendo pelo contato com os agrotóxicos que acabam dispersando com o vento. O presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Nelson Paim, defende um consenso que permita as operações, já que as lavouras de cana e de cítricos hoje estão desprotegidas.
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

VAZA-JATO

Procuradores trocaram mensagens sobre Flávio Bolsonaro, afirma site

BRASIL

Marinha proíbe uso de celular em suas instalações

Deputados propõem liberar venda de remédios sem aval da Anvisa
ECONOMIA

Deputados propõem liberar venda de remédios sem aval da Anvisa

Ministro diz a caminhoneiros que tabela do frete será suspensa nesta segunda
ECONOMIA

Ministro diz a caminhoneiros que tabela do frete será suspensa nesta segunda

Mais Lidas