Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Aventura automatizada

2 ABR 10 - 20h:23

Marcelo Cosentino, Auto Press

O consumidor brasileiro adora uma novidade. Mesmo que ela não faça muito sentido. O fato é que os veículos com o chamado "espírito off-road" deram certo desde seu lançamento. É o caso de Volkswagen CrossFox, Renault Sandero Stepway e, claro, o Fiat Palio Adventure, o precursor neste nicho. Apesar do visual "jipeiro" interessante, são raríssimos os compradores destes modelos que efetivamente pretendem colocá-los à prova em um lamaçal. A grande maioria desfila com os "lameiros" bem limpos e polidos pelas cidades. Foi justamente de olho nesse panorama que a Fiat introduziu no Palio Adventure o câmbio automatizado Dualogic, para atrair os motoristas que enfrentam o engarrafamento dos grandes centros urbanos. O Adventure passa a combinar as tecnologias Locker – que auxilia o modelo em terrenos irregulares – e Dualogic, para aperfeiçoar o uso da station tanto para lama quanto para o asfalto.

A união do câmbio, lançado em 2008 no Fiat Stilo, com a versão Adventure deu resultado. Graças ao motor 1.8, a versão é a única dentro da gama a receber o câmbio Dualogic, e hoje é responsável por 21,5% das vendas da Palio Weekend no Brasil. Que somaram cerca de 3 mil unidades em março, um número significativo quando se analisa que o preço do modelo "básico" parte de R$ 56.700 – já com itens como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, computador de bordo, regulagem de altura do banco do motorista e do volante, entre outros.

O Adventure 1.8 é movido pelo veterano motor flex da General Motors, capaz de gerar 112 cv com gasolina e 114 cv com etanol a 5.500 rpm. Pneus de uso misto 205/70 R15 são os mesmos utilizados em picapes médias, e somados ao jogo de suspensão mais alta e recalibrada conferem à station uma distância livre do solo de 19 centímetros. O exterior investe na mistura da robustez típica dos veículos com aspecto "off-road" com o design familiar – e um tanto previsível – das peruas.

A bordo, os únicos "adereços" fora de estrada são o inclinômetro, longitudinal e transversal, e a bússola digital acima do painel, ambos herdados do Idea Adventure e com função mais decorativa. Com opcionais como freio ABS, air bag duplo, rádio/CD/MP3, Bluetooth, sensores de estacionamento, de chuva e de luminosidade, entre outros, o Palio Adventure Locker Dualogic 1.8 Flex pode custar mais de R$ 70 mil – como a versão avaliada. O valor alto chega perto do de utilitários-esportivos com 4X4, mas é esquivalente aos seus rivais CrossFox e Sandero Stepway.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Atraso do Reviva prejudica <br>comércio e 35 lojas já fecharam
CAMPO GRANDE

Atraso do Reviva prejudica comércio e lojas fecham

Banco será  responsável por aditivo <br>em obra do Reviva Centro
REVIVA CAMPO GRANDE

Banco será responsável por aditivo
em obra do Reviva Centro

Sanesul pode perder concessão de serviços de saneamento em Dourados
IMPASSE

Sanesul pode perder concessão de serviços em Dourados

CORREIO DO ESTADO

Confira o editorial desta quarta-feira: "Ganância desenfreada"

Mais Lidas