Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Aventura automatizada

2 ABR 10 - 20h:23

Marcelo Cosentino, Auto Press

O consumidor brasileiro adora uma novidade. Mesmo que ela não faça muito sentido. O fato é que os veículos com o chamado "espírito off-road" deram certo desde seu lançamento. É o caso de Volkswagen CrossFox, Renault Sandero Stepway e, claro, o Fiat Palio Adventure, o precursor neste nicho. Apesar do visual "jipeiro" interessante, são raríssimos os compradores destes modelos que efetivamente pretendem colocá-los à prova em um lamaçal. A grande maioria desfila com os "lameiros" bem limpos e polidos pelas cidades. Foi justamente de olho nesse panorama que a Fiat introduziu no Palio Adventure o câmbio automatizado Dualogic, para atrair os motoristas que enfrentam o engarrafamento dos grandes centros urbanos. O Adventure passa a combinar as tecnologias Locker – que auxilia o modelo em terrenos irregulares – e Dualogic, para aperfeiçoar o uso da station tanto para lama quanto para o asfalto.

A união do câmbio, lançado em 2008 no Fiat Stilo, com a versão Adventure deu resultado. Graças ao motor 1.8, a versão é a única dentro da gama a receber o câmbio Dualogic, e hoje é responsável por 21,5% das vendas da Palio Weekend no Brasil. Que somaram cerca de 3 mil unidades em março, um número significativo quando se analisa que o preço do modelo "básico" parte de R$ 56.700 – já com itens como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, computador de bordo, regulagem de altura do banco do motorista e do volante, entre outros.

O Adventure 1.8 é movido pelo veterano motor flex da General Motors, capaz de gerar 112 cv com gasolina e 114 cv com etanol a 5.500 rpm. Pneus de uso misto 205/70 R15 são os mesmos utilizados em picapes médias, e somados ao jogo de suspensão mais alta e recalibrada conferem à station uma distância livre do solo de 19 centímetros. O exterior investe na mistura da robustez típica dos veículos com aspecto "off-road" com o design familiar – e um tanto previsível – das peruas.

A bordo, os únicos "adereços" fora de estrada são o inclinômetro, longitudinal e transversal, e a bússola digital acima do painel, ambos herdados do Idea Adventure e com função mais decorativa. Com opcionais como freio ABS, air bag duplo, rádio/CD/MP3, Bluetooth, sensores de estacionamento, de chuva e de luminosidade, entre outros, o Palio Adventure Locker Dualogic 1.8 Flex pode custar mais de R$ 70 mil – como a versão avaliada. O valor alto chega perto do de utilitários-esportivos com 4X4, mas é esquivalente aos seus rivais CrossFox e Sandero Stepway.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Senado aprova reforma da Previdência em segundo turno
TEXTO-BASE

Senado aprova reforma da Previdência em segundo turno

Presos em operação tentaram extorquir R$ 5 milhões de vítimas
MÉDICOS, POLÍTICOS E ADVOGADOS

Presos em operação tentaram extorquir R$ 5 milhões de vítimas

MEC divulga horário de provas do Enem em cada estado
EVITE ATRASO

MEC divulga horário de provas do Enem em cada estado

Crise do PSL trava projeto de reforma do Hotel Campo Grande, diz prefeito
PARADO

Crise do PSL trava projeto de reforma de hotel, diz prefeito

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião