quarta, 18 de julho de 2018

ROTA

Autoridades do México descobrem túnel usado para o tráfico de drogas ligando o país aos EUA

4 JAN 2011Por AGÊNCIA BRASIL09h:34

Autoridades mexicanas descobriram um túnel, ligando a fronteira do México com os Estados Unidos, para usado para o contrabando de drogas. O túnel foi construído na região do município de Nogales, no estado mexicano de Sonora, que faz fronteira com os Estados Unidos. Não houve prisões nem apreensão de drogas. As informações são da agência oficial de notícias da Argentina, a Telam.

A passagem foi localizada por investigadores da Zona Militar 45 com base em uma denúncia anônima. O túnel tem 30 metros de comprimento e 1,5 metro de profundidade. A descoberta foi feita em uma casa desocupada.

Na virada do ano, o presidente do México, Felipe Calderón, ratificou que o objetivo do governo é combater o organizado no país. Segundo ele, as organizações criminosas se enraizaram nas instituições e ameaçam a segurança das famílias.

O ano de 2010 foi marcado no México por casos de violência e de enfrentamentos entre autoridades e integrantes de grupos organizados. Só no ano passado, foram registradas 12.456 mortes em ações envolvidas com o crime organizado. De 2006 e 2010. houve 30.196 pessoas assassinadas em conflitos.
 

Leia Também