Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ATAQUES

Austrália autoriza eliminação de tubarões na costa oeste

Austrália autoriza eliminação de tubarões na costa oeste
22/01/2014 09:00 - band


A Austrália autorizou nesta terça-feira a eliminação de tubarões descobertos perto de praias muito frequentadas da costa oeste, depois de uma série de ataques com mortes. A decisão é criticada por ambientalistas.

O governo federal aprovou um programa de redução dos riscos ligados aos tubarões, apresentado pelas autoridades do estado da Austrália Ocidental, onde seis banhistas foram mortos nos últimos dois anos.

Linhas com iscas poderão ser lançadas a um quilômetro das praias frequentadas da costa oeste a partir de 30 de abril. O governo local deseja poder eliminar todos os tubarões com mais de três metros capturados desta forma.

A ONG (Orgnização Não-Governamental) The Humane Society considerou a ação como uma "absoluta vergonha", "desprovida de justificação científica" e contrária às convenções internacionais sobre a proteção do tubarão branco, uma das espécies a ser combatida.

Os tubarões são comuns na Austrália, mas ataques mortais são raros, tendo, em média, um morto em 15 incidentes registrados por ano.

Os incidentes têm se multiplicado em razão do aumento da população de tubarões e da popularidade dos esportes aquáticos.

O último ataque fatal na Austrália Ocidental aconteceu em novembro do ano passado.

Felpuda


Acontecimentos policiais de grande repercussão deverão refletir seriamente na jornada de uns e de outros. Os cortes nos “tentáculos do polvo” os deixaram sem respaldo para enfrentar a maratona que há tempos participam, e com sucesso. Ao mesmo tempo que ficaram sem o aconchego financeiro, afastaram-se do abraço, até então muito amigo, preocupados com o ditado popular que afirma:  “Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”.