Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

DOF

Aumenta o número de apreensões de maconha e de cocaína no Estado

18 FEV 2011Por DA REDAÇÃO00h:00

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreendeu no mês de janeiro deste ano 762 kg de maconha – número maior de apreensões em relação ao mesmo período do ano passado, já que em 2010 o número de apreensões da droga correspondeu a 463 kg. De acordo com o comandante do DOF, Coronel Joel Martins dos Santos além da maconha, houve um aumento nas apreensões de cocaína. Em 2011 foram apreendidos 35.232 kg e 2010, foram apenas 7. 711 kg.

“A maioria das apreensões vem da região de Ponta Porã e Coronel Sapucaia”, afirma o comandante do DOF, coronel Joel Martins dos Santos, sobre o aumento na apreensão dos entorpecentes no Estado. O crescente aumento de transporte de entorpecentes não ficou só para a maconha e a cocaína.  Em  janeiro de 2011 foram retirados de circulação 1.600 kg de pasta-base e em 2010 apenas 28 g. O DOF registrou também um número alto em relação a apreensão de pneus (195 unidades),  pacotes de cigarros (5.100 pct) e eletroeletrônicos - este com 56 mil produtos  recolhidos, enquanto em 2010, o número não passou de 10 mil.

Uma mudança perceptível nas estatísticas de janeiro deste ano, é observada em relação a inexistência de apreensões de CD´s e DVD´s  – produtos considerados recordes em apreensões.  Em janeiro também não foram registrados  o contrabando de agrotóxicos, pedras de crack e bolas de haxixe. O comandante do DOF, explica que as estatísticas oscilam de mês em mês por conta da fiscalização dos órgãos competentes “O pessoal que permanece na área de fronteira, sempre procura o melhor caminho. E se o infrator não foi flagrado pelo DOF, pode ser surpreendido pela  fiscalização da Polícia Rodoviária Estadual por exemplo. Por isso esses números estão sempre em variação”, afirma o comandante.

Segundo as estatísticas de janeiro, também foram presas 36 pessoas: 13 por flagrante de delito e tráfico de drogas e 17 conduzidas à Delegacia por outros crimes como porte ilegal de armas, contrabando de pneus, DVD´s entre outros.  Foram cumpridos seis mandados de prisão. O Departamento de Operações de Fronteira também apreendeu em janeiro, seis veículos com drogas.

Policiamento

O policiamento é realizado em 51 municípios do Estado, mas com atividades intensificadas na linha que compreende as cidades de Mundo Novo a Corumbá, num total de 12 municípios. O DOF faz o policiamento nas fronteiras do Brasil com Bolívia e Paraguai.

 O coronel Joel Martins dos Santos faz questão de destacar que o grande trunfo do DOF é o policiamento itinerante  que resulta em grandes apreensões de drogas e materiais. “Ninguém sabe onde nosso policial está, e por meio de conversas e entrevistas com outras pessoas sabemos o que está acontecendo em determinada região”, conclui o comandante.

Leia Também