Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

domingo, 17 de fevereiro de 2019 - 17h10min

MATO GROSSO DO SUL

Aumenta número de crimes pela internet

23 MAR 11 - 00h:01DA REDAÇÃO

O uso da internet rápida e de fácil acesso à população trouxe, também, um aumento considerável de crimes relativos ao acesso a dados pessoais que são obtidos pelos infratores através da rede. Com objetivo de alertar a população contra os golpes on-line mais comuns, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Polícia Civil traz orientações básicas para evitar qualquer prejuízo à sociedade.

O investigador Michel Neves, da Polícia Civil é quem orienta com informações para não cair nesses golpes. Para que isso não aconteça, o cidadão deve adotar um conjunto de medidas de prevenção que garantem a segurança na hora de acessar a internet. “ Atualização do anti-vírus, cuidados com sites pornográficos, de jogos e principalmente com o e-mail do cidadão, são algumas medidas que trarão a segurança on-line do cliente”, afirma Michel.

Considerada uma das principais ferramentas que facilitam golpes da internet, o cidadão precisa ter muito cuidado com o e-mail – um dos principais receptores de vírus. Segundo o investigador, ao clicar em algumas mensagens , o internauta pode estar instalando um programa espião que funciona ocultamente no computador do usuário. “Esse programa espião não deixa rastros. Com ele, o infrator pode ter acesso a dados importantes como senha de banco, seqüência numérica de cartão de crédito e senha do próprio e-mail, o que dá a credibilidade para praticar mais golpes”, explica Michel. Um dos principais cuidados lembrados pelo investigador é com e-mails que possuem anexos e links diversos.

Cuidados

De acordo com o investigador, o cidadão deve ter cautela ao acessar alguns sites. É sempre bom evitar entrar em endereços eletrônicos através de links e banner´s de outros sites. A recomendação é entrar direto no endereço desejado, aumentando assim a segurança do cidadão. Para saber que o site acessado é seguro, ao acessar a página, haverá um cadeado no canto direito que indica que os dados informados não serão interceptados e estão sendo enviados de maneira segura. Em relação à segurança das máquinas , é importante que o anti-vírus seja atualizado constantemente. O ideal é que a atualização ocorra assim que a conexão é iniciada.

Em relação aos sites de compra, é preciso ter cuidados com ofertas absurdas, sites desconhecidos e principalmente os sites que intermediam compras (que fazem o elo entre o comprador e vendedor). “Neste caso, o site pode ser confiável, mas não se sabe da idoneidade da pessoa que está oferecendo o produto", explica o investigador. O mais apropriado é que a compra seja feita diretamente no endereço virtual da loja. Segundo investigador, existem sites que disponibilizam informações e pontuações referente a satisfação de outras pessoas que já adquiriram produtos nos mesmos.

Orientação

Segundo Michel, com acesso a esses dados obtidos através da internet, o infrator pode cometer crimes como estelionato e furto qualificado mediante fraude. O primeiro caso é mais comum registrado em casos de compra pela internet. O consumidor que se sentir lesado em compras realizadas na rede deve registrar uma ocorrência notificando a ação para a polícia. O registro pode ser feito em qualquer delegacia. A orientação da Polícia Civil é que a vítima leve uma cópia da página utilizada, para anexar no boletim de ocorrência.
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Desbloqueio de rio pela PF resulta   em confronto com manifestantes
RIO PARAGUAI

Desbloqueio de rio pela
PF resulta em confronto

PM encontra 185 quilos de droga em residência no bairro Itamaracá
TRÁFICO

PM encontra 185 kg de droga em residência no Itamaracá

Governo espera resultado de prova para avaliar novo concurso
PROFESSORES

Estado espera resultado para avaliar novo concurso

Militares e PSL disputam sucessão de Bebianno no governo Bolsonaro
BRASIL

Militares e PSL disputam sucessão de Bebianno no governo Bolsonaro

Mais Lidas