Terça, 20 de Fevereiro de 2018

UNEIS

Aumenta aprovação escolar dos educandos

4 FEV 2011Por DA REDAÇÃO00h:01

Ações de educação apresentaram avanços importantes em 2010 nas Unidades Educacionais de Internação (Uneis) e na Unidade Educacional de Semiliberdade (UNESL). De acordo com balanço realizado pela Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS) e pela Escola Estadual Polo Evanilda Maria Neres Cavassa - responsável pelas atividades educacionais destinadas aos adolescentes em medidas socioeducativas -, 84,06% dos alunos foram aprovados no último ano letivo.

O balanço apontado pela SAS e Escola Polo demonstra que houve um aumento no índice de aprovados em relação a 2009, quando 81,2% dos estudantes das unidades evoluíram no nível de séries escolares.

“Esta parceria que a Superintendência de Assistência Socioeducativa tem com a Secretaria de Estado de Educação [SED] e a Escola Polo, é o que faz efetivamente as medidas socioeducativas acontecerem no nosso Estado. É através deste importante trabalho realizado pelos professores, aliado com o trabalho dos nossos servidores das unidades, que o adolescente sai da Unei com uma avaliação melhor da sociedade”, avalia o superintendente de Assistência Socioeducativa, Hilton Villasanti.

 

Jovens da unidade Novo Caminho em gincana esportiva no Guanandizão

No campo da educação para o trabalho, o maior avanço aconteceu para os adolescentes Unidade Educacional de Semiliberdade (UNESL) Tuiuiú: sete deles foram encaminhados para o mercado de trabalho. Outros participam ainda de cursos oferecidos em parceria com a Fundação de Trabalho do Estado (Funtrab) e a Fundação Municipal de Assistência ao Trabalho (Funsat) da Capital.

Para os jovens em semiliberdade, o trabalho educacional é focado em ações para o planejamento futuro e o papel da escola neste futuro, motivando os adolescentes através do acompanhamento da frequência e do rendimento escolar. Na unidade de semiliberdade Tuiuú, há também a educação complementar para os jovens que saem da unidade para a escola. Dentro da UNESL eles recebem o reforço nas atividades educacionais.

Artesanato e informática são áreas do ensino técnico também disponibilizados através da Escola Polo nas unidades. Com a Fundação de Cultura, os adolescentes da Unei Esperança aprenderam princípios da fotografia. Das Uneis Novo Caminho e Estrela do Amanhã, 52 jovens foram capacitados na palestra “Preparação para o mercado de trabalho”, esta oferecida em parceria com a Funsat.

 

Feira de artesanato produzido por adolescentes de diversas unidades

Continuando ações para dar suporte à qualificação dos adolescentes em medidas socioeducativas, uma parceria com o Conselho da Comunidade e o Centro Salesiano de Educação Profissional, formou nove jovens no Curso de Eletricista Predial e Instalador. A formação foi oferecida para adolescentes da Unei Tia Aurora, que também qualificou 16 internos no Curso de Informática Básica.

Além das qualificações, os jovens das Uneis de todo o Estado participam também de seminários, oficinas, mostras culturais e atividades esportivas promovidas pela SAS.

Biblioteca

De acordo com o superintente de Assistência Socioeducativa, Hilton Villasanti, ainda este mês os adolescentes das Uneis ganharão uma biblioteca que será instalada na Unei Dom Bosco, em Campo Grande. “Recebemos da Secretaria de Estado de Educação 640 obras literárias paradidáticas que devem integrar a biblioteca da Unei”, afirma o superintendente. A biblioteca ficará disponível para todos os internos das Uneis e dará suporte às ações didáticas promovidas pelos professores.


 

Leia Também