Segunda, 11 de Dezembro de 2017

Atleta russa sofre grave acidente em Sochi

16 FEV 2014Por r703h:00

 

A russa Maria Komissarova sofreu uma grave lesão na coluna, neste sábado em Sochi, durante uma sessão de treino para a prova de Ski Cross modalidade de esqui estilo livre, conhecida por ser uma das mais perigosas dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Às 21h locais deste sábado (15h no horário de Brasília), a Federação Russa de Esqui Estilo Livre (FFR) divulgou uma nota, explicando que a esquiadora de 23 anos se encontra em um estado "crítico mais estável" e está "consciente".

"Poderemos falar das previsões de recuperação apenas daqui a três, ou quatro dias", acrescentou a federação.

Komissarova sofreu uma queda no meio da pista de Ski Cross de Rosa Khutor e foi levada para o hospital de Krasnaïa Poliana, onde foi submetida a uma cirurgia de emergência. O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou poucas horas depois que a operação foi bem-sucedida.

A pista foi bastante criticada pelos atletas nos últimos dias, mas o presidente do COI, o alemão Thomas Bach, assegurou que o acidente não tinha ligação "com as infraestruturas e com o estado da neve".

No perfil da atleta redigido pela assessoria de imprensa dos Jogos, consta que a russa tem como lema "quem não assume riscos, não bebe champagne".

No Ski Cross, modalidade olímpica desde 2010, quatro ou seis competidores descem juntos uma pista repleta de ondulações e de obstáculos. Dois atletas morreram praticando esse esporte nos últimos anos.

Em março de 2012, o canadense Nick Zoricic faleceu após sofrer um traumatismo craniano durante uma prova da Copa do Mundo, em Grindevald, na Alemanha. Dois meses antes, sua compatriota Sarah Burke, uma das estrelas do esqui estilo livre, sofreu uma queda fatal durante um treino em Park City, nos Estados Unidos.

Pouco antes dos Jogos, a brasileira Lais Souza sofreu uma grave lesão na coluna em Salt Lake City, também nos Estados Unidos, enquanto treinava para competir em Sochi em outra modalidade do esqui estilo livre, o aéreo. Ela está sendo tratada atualmente em um hospital de Miami, na Flórida.

Na sexta-feira, Lais foi homenageada pela compatriota Josi Santos, que competiu no lugar dela no esqui aéreo.

Leia Também