Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Comemoração

Atividades em todo o País lembram o Dia Nacional do Circo

27 MAR 11 - 16h:15Terra

Palhaços invadiram a avenida Paulista em São Paulo para comemorar o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo

Data de nascimento de Abelardo Pinto, Palhaço Piolin - pioneiro na introdução do circo nas artes cênicas no século XIX -, 27 de março, Dia Nacional do Circo, está sendo comemorado em diferentes cidades do Brasil.

No Recife (PE), o Movimento de Teatro Popular de Pernambuco e a Associação de Teatro de Olinda levam artistas para as ruas da capital com performances teatrais e circenses. Em Campo Grande (MS), a Fundação de Cultura dedicou a semana ao teatro e ao circo com uma série de atrações até o próximo domingo.

No Nordeste, o 5º Festival Banco do Nordeste das Artes Cênicas conta com espetáculos de teatro, circo e dança em Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (BA) e Sousa (PB) também em homenagem ao dia mundial do teatro. O Sesc de São José dos Campos também criou programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Circo com introdução às técnicas de malabares e acrobacias, espetáculos de mágica e ilusionismo e de artistas circenses.

No Rio de Janeiro, a data será comemorada na Lapa, no centro, no meio da rua com atividades organizadas pela Rede Brasileira de Teatro de Rua/RJ a partir das 16h. O ator Marcondes Mesqueu é um dos organizadores do evento e vai apresentar seu personagem, o palhaço Dr. Saca-Rolha Saracura, médico de remédio, chá e benzedura.

"Só o lúdico liberta o homem, leva o homem para a fantasia, sobretudo numa sociedade dura, que não nos dá tempo para pensar e que vem gerando cada vez mais violência urbana. Só a arte é capaz de conter a violência", diz o ator que há anos trabalha com teatro de rua e itinerante.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) não programou nenhuma atividade especial para a data, segundo o responsável pela Coordenação de Circo da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Marcos Teixeira.
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

INDEFINIÇÃO

STF adia julgamento sobre compartilhamento de dados da Receita com MP

Prisão sem prova fere lei para tentar exibir troféu, diz defesa de Temer
EX-PRESIDENTE

Prisão sem prova fere lei para tentar exibir troféu, diz defesa

NO TWITTER

Lava Jato não precisa de pirotecnia para sobreviver, diz Lula sobre prisão de Temer

Defesa de Temer pede habeas corpus ao TRF2
LAVA JATO

Defesa de Temer pede habeas corpus ao TRF2

Mais Lidas