terça, 14 de agosto de 2018

RENAIS CRÔNICOS

Associação faz campanha hoje em Campo Grande

11 MAR 2011Por DA REDAÇÃO00h:06

A Associação Beneficente dos Renais Crônicos de Mato Grosso do Sul (Abrec/MS) em parceria com a SBN – Sociedade Brasileira de Nefrologia promove nesta sexta-feira, mês em que se comemora mundialmente a prevenção de doenças renais, a Campanha "Previna-se". A mobilização é realizada em todos os estados brasileiros, sendo que em Campo Grande acontece no Belmar Fidalgo, no período matutino e vespertino.

Será oferecida à população teste de glicemia capilar, avaliação física, aferimento de pressão, além de contar com vários profissionais da saúde que estarão à disposição da população, tirando dúvidas, prestando esclarecimentos sobre os sintomas, causas e a prevenção de problemas renais. Caso a pessoa apresente, após o diagnóstico, alguma pré-disposição a futuros problemas renais, ela será encaminhada para as unidades de saúde.

A campanha deste ano, segue a proposta da World Kidney Day ( Dia Mundial do Rim), "Proteja seus rins e salve seu coração", sendo realizada juntamente com médicos cardiologistas, o motivo é que as doenças renais evoluem com complicações cardiovasculares devido a hipertensão arterial. Freqüentemente os doentes renais crônicos podem evoluir com complicações do tipo: infarto agudo do miocárdio, miocardiopatias, acidentes vasculares, entre outros quadros.

"World Kidney Day" é uma iniciativa conjunta da Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF). Teve inicio em 2006 e todos os anos se concentra em um tema. Sua missão é sensibilizar a importância dos rins a nossa saúde, visando reduzir a freqüência e o impacto da doença renal e seus problemas de saúde associados em todo o mundo.

Nos últimos anos, o número de pacientes com insuficiência renal crônica tem crescido assustadoramente em todo o mundo, inclusive no Brasil. Alguns já se referem à doença como a "nova epidemia do século XXI". Sutis e silenciosas, as Doenças Renais Crônicas (DRC) atingem atualmente mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo. As três principais causas de DRC são Hipertensão Arterial, Glomerulonefrites e Diabetes.

No Brasil, estima-se que 10 milhões de pessoas tenham algum grau de doença renal, mas a maioria não sabe e desconhece ser portadora. Temos hoje cerca de 80 mil pacientes em diálise e 35 mil transplantados. ( Dados do último Censo Brasileiro de Diálise, 2009 da Sociedade Brasileira de Nefrologia)

É importante lembrar, que além da mobilização que acontece no dia 11 de março, no parque de esportes Belmar Fidalgo, a campanha de prevenção às doenças renais terão continuidade durante todo o mês de março na sede da ABREC/MS, que se localiza na Rua Geraldo Agostinho Ramos, 781 – Jardim TV Morena. Mais infomações pelo telefone, 3342 1713.

Abrec/MS

A Abrec é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal, estadual e federal, fundada há 23 anos. O principal objetivo da entidade é melhorar a qualidade de vida dos Renais Crônicos de todo o Estado enquanto aguardam um transplante de rim.

A instituição atende em média 700 renais crônicos carentes por mês e oferece suporte com alimentação, medicamentos, assistência social, terapia psicológica, nutricional, fisioterápica e ocupacional, atendimento médico e odontológico, diversos cursos e muito carinho. A maioria deles são de Campo Grande, mas a entidade também abre espaço aos pacientes do interior do Estado.

Leia Também