Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Ginástica

Arthur Zanetti surpreende e leva ouro

6 AGO 12 - 09h:00terra

Arthur Zanetti finalmente colocou o Brasil no mapa da ginástica artística. Com uma apresentação quase perfeita, o atleta paulista somou 15,900 pontos na final das argolas desta segunda-feira em Londres, bateu o favorito chinês Yibing Chen e conquistou o ouro, primeira medalha da história do país neste esporte em Jogos Olímpicos. 

E o triunfo veio da forma mais emocionante possível. Arthur foi o último a competir na North Greenwich Arena, sede da ginástica que recebeu bom público, mas não esteve lotada. Desde o começo, tinha a pressão de superar os 15,800 do chinês, atual campeão olímpico do aparelho e grande favorito à conquista. A final ainda tinha outros grandes competidores, que faziam notas altas atrás de notas altas. Ainda assim, o brasileiro levou o ouro, deixando a prata para o chinês e o bronze para o italiano Matteo Morandi (15,733).

Antes de Arthur, os brasileiros que haviam chegado mais perto do triunfo olímpico foram Daiane dos Santos e Diego Hypolito, que falharam quando eram favoritos em 2004 e 2008, respectivamente. Agora, com o ouro nas argolas, o esporte chega a outro patamar no Brasil.

A medalha é o mais importante, mas não o primeiro grande feito da carreira de Arthur Zanetti. Paulista de São Bernardo, ele já havia conquistado a prata nas argolas no Mundial de ginástica do ano passado, quando perdeu justamente para Chen Yibing. Na época, ele já tinha o mérito de ter sido o primeiro brasileiro a conseguir um resultado desse nível nas argolas, considerado um dos aparelhos mais difíceis entre os homens. 

A apresentação na final mostrou que na eliminatória o brasileiro não mostrou tudo que pôde. Arthur já havia feito 15.925 no início de junho e apostava em uma apresentação com grau de dificuldade maior para conseguir subir ao pódio. Nas eliminatórias, no entanto, foi conservador e avançou com 15.616, na quarta colocação.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

39 QUILOS DE COCAÍNA

Defesa volta a pedir acesso à investigação sobre sargento da FAB

RASTRO DE DESTRUIÇÃO

Recuperação de cidade afetada por rompimento de barragem na BA poderá levar meses

Vasco entra no STJD com pedido de impugnação do jogo contra o Grêmio no Sul
BRASILEIRÃO

Vasco entra no STJD com pedido para impugnar partida

PRESIDENTE DA CCJ

Proposta sobre pacto federativo começará no Senado, diz Simone

Mais Lidas