quinta, 19 de julho de 2018

Arte em dose dupla no Memorial da Cultura

14 OUT 2010Por 14h:59

CRISTINA MEDEIROS

Dois artistas, com pensamentos e propostas diferentes, expõem seus trabalhos a partir de hoje no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho. Antonia Hanemann e Guto Naveira, ambos de Campo Grande, inauguram a exposição às 19h30min, no espaço da Grande Galeria. A mostra permanecerá aberta até 19 de novembro e integra o Projeto Território Ocupado, destinado a artistas que, ao longo do tempo, legitimaram suas práticas na pintura, desenho, gravura e outras atividades nas artes plásticas.

“São dois artistas, dois pensamentos e propostas. A cor está entre eles, meditando suas atividades. Antônia invade as 3 dimensões em alguns trabalhos, demonstrando sua atitude crítica em relação à vida e Guto Naveira constrói um universo imaginário, bem próximo do fantástico. Sua juventude está recheada desses seres. Esperamos que o público receba com olhar e reflexão estes artistas”, afirma o coordenador do Núcleo de Artes Visuais da FCMS, Galvão Pretto.

Formada em Educação Artística e Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Antonia Hanemann participa com 14 telas em colagem sobre desenho e uma assemblage, todos trabalhos inéditos, criados no último ano. Em comum nesta exposição os trabalhos apresentam borboletas. “Com elas quero falar sobre a falta de liberdade, a questão da proteção, de tolher o caminho das pessoas”, explica a artista.

Segundo ela, foi depois de uma fase difícil, com a morte da mãe há um ano, que começou a produzir as telas. “Em dois dias consegui produzir 26, das quais 14 estarão expostas”.
Guto Naveira é artista plástico do pop art e tem como principal inspiração as novas vertentes de arte como grafite e cartoon. O Memorial da Cultura e da Cidadania fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559.

Leia Também