sábado, 21 de julho de 2018

CULINÁRIA

Arrisque-se na cozinha e prepare nhoque caseiro

13 OUT 2010Por FOLHA ONLINE13h:29

Fazer massas pode ser muito prático. Basta colocar a massa seca em água fervente, aguardar alguns minutos, acrescentar o molho pronto e a refeição está feita.

Algumas receitas pedem que seja usado este tipo de macarrão, amplamente utilizado na Itália. Utilizar massas frescas compradas prontas, porém, pode ser algo decepcionante. Elas costumam ficar grudentas e insossas.

Nhoque, um dos mais clássicos quitutes da culinária italiana, é facilmente preparado em casa. "200 Receitas de Massas Deliciosas" ensina a fazer o prato que leva meia hora para ficar pronto. Além desta, outras receitas caseiras conhecidas desta cozinha são ensinados.

Com diferentes opções de tipos e formatos, o livro oferece um guia para escolher a que se enquadra melhor no tipo de receita. Os molhos que melhor combinam, o ponto perfeito de cozimento, o equipamento necessário às diferentes etapas do preparo e como escolher os melhores ingredientes, são explicados.

Versátil, as massas podem ser utilizadas para variadas ocasiões. Refeições rápidas, para o dia a dia, almoços em família, ocasiões especiais e opções saudáveis estão entre as 200 sugestões do volume. São sopas e saladas, preparados com carnes, aves, peixes ou frutos do mar e, ainda, vegetarianas.

Veja abaixo como preparar um nhoque clássico caseiro:

Rendimento:
4-6 porções

Preparo:
30 minutos, mais o tempo de descanso

Cozimento:
30 minutos

Ingredientes:
- 1 kg de batata
- ¼ de noz-moscada ralada na hora
- 150-300 g de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
- 2 ovos
- sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo
Coloque as batatas com casca em uma panela, cubra com água fria e tampe. Quando ferver, diminua o fogo e deixe as batatas por 20 minutos, até que estejam completamente cozidas. Escorra.

Descasque as batatas enquanto ainda estiverem mornas e passe-as no espremedor, fazendo uma massa leve e macia. Coloque em uma tigela grande, junte a noz-moscada e tempere. Acrescente 150 g de farinha peneirada, junte os ovos e misture delicadamente, mas rápido, com os dedos até adquirir uma consistência grumosa de casca de pão.

Amasse com cuidado sobre uma superfície limpa e forme uma massa suave e maleável. Acrescente farinha se a mistura estiver muito úmida. Cuidado para não trabalhar demais a massa, para que o nhoque não perca a leveza.

Divida a massa em 3 pedaços e faça rolos da largura de um dedo. Corte em pedaços de 2,5 cm com uma faca afiada. Passe para uma assadeira forrada com farinha e deixe descansar por 10-20 minutos.

Encha uma panela grande com água salgada e deixe ferver. Coloque os nhoques e deixe cozinhar por 3-4 minutos, até subirem à superfície. Retire com uma escumadeira e escorra. Sirva imediatamente com o molho de sua preferência.

Variação:
Nhoque de espinafre ou rúcula.
Acrescente 50 g de rúcula ou miniespinafre bem picado à mistura antes de amassá-la.

Leia Também