quarta, 18 de julho de 2018

'VIDA NO PLANETA'

Arcebispo abre Campanha da Fraternidade na quarta-feira

6 MAR 2011Por DA REDAÇÃO09h:00

Na próxima quarta-feira (9),  dom Vitório Pavanello, arcebispo Metropolitano de Campo Grande abre oficialmente a Campanha da Fraternidade 2011 (CF), que tem por tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).

O ato acontecerá na Sala de Reuniões da Cúria Metropolitana, sede da Arquidiocese de Campo Grande, às 9h.

O arcebispo fará a apresentação dos objetivos da Campanha, os projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano, local e data da Missa de Abertura.

A Missa de Abertura será no dia 13 de Março de 2011, no Parque das Nações Indígenas (arena próxima ao lago), às 15h, e reunirá todas as 40 paróquias de Campo Grande.

Esta é a 47ª Campanha da Fraternidade desde que foi criada em 1964.
A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas está entre os principais objetivos da Campanha. A busca de ações que preservem a vida no planeta é outra meta da CF.

Com 124 páginas e dividido em quatro partes, o texto-base, carro-chefe da CF, apresenta o conteúdo a ser discutido ao longo da Campanha. Na primeira, faz uma análise da realidade procurando estabelecer as causas do aquecimento global e das mudanças climáticas. Toca na relação que há entre o aquecimento global e as atividades humanas; questiona o modelo energético do país; denuncia o desmatamento e as queimadas, responsáveis por 50% da emissão de gases de efeito estufa no Brasil; interpela o agronegócio e o atual modelo de desenvolvimento.

A Campanha vai alertar, ainda, para a ameaça à biodiversidade e para o risco da escassez de água no planeta. A segunda parte do texto-base busca na Bíblia, na teologia e na palavra da Igreja a fundamentação do tema e do lema da CF. Já na terceira parte, aponta diversas atitudes que podem ser tomadas por pessoas, comunidades, governo, empresas e instituições, com o objetivo de preservar a vida no planeta terra.
 

Leia Também