domingo, 15 de julho de 2018

Saúde

Aproveite o verão sem prejudicar os olhos

8 JAN 2011Por Agência do Rádio23h:01

O verão já começou e para aproveitar bem a época é preciso redobrar a atenção com a saúde dos olhos. A luminosidade da estação, os raios ultravioletas e um mergulho na piscina podem provocar problemas à visão.

O oftalmologista Sebastião Ferreira Neto explica que os óculos de sol, um dos itens mais usados do verão, devem ser comprados em locais seguros. De acordo com ele, lentes de má qualidade podem ser prejudiciais aos olhos. "Quando você está usando uma lente inadequada, essas lentes, normalmente, são escuras. Então elas fazem com que a pupila fique mais dilatada. E se não tiver a proteção adequada, mais luz nociva vai entrar nos olhos e com isso a retina vai ser mais danificada. Então o ideal é que sejam óculos comprados em óticas com lentes fiscalizadas."

O oftalmologista Sebastião Ferreira Neto alerta que também é importante tomar cuidado com a água da piscina, que pode irritar os olhos e até mesmo passar doenças como a conjuntivite. "Na piscina, por conter cloro, além de outras substâncias, essas substâncias são irritativas para os olhos. Então deve evitar o contato direito, por tempo prolongado. Se possível, usar um óculos de proteção, que diminui a irritação no final do dia. Também evita a contaminação, por exemplo, adquirir uma conjuntivite. Que pode ser adquirida muitas vezes através da água contaminada por outras pessoas."

Ainda segundo o oftalmologista Sebastião Ferreira Neto quem usa lente de contato não deve entrar no mar ou na piscina com as lentes. Ele explica que substâncias como o cloro ou microorganismos podem se alojar nas lentes de contato e causar irritações e infecções graves.

Leia Também