Quinta, 22 de Fevereiro de 2018

culinária

Aprenda a montar seu temaki em 10 passos

23 FEV 2011Por terra culinária19h:49

O temaki, que significa "enrolado na mão" em tradução literal do japonês para o português, tornou-se uma grande mania gastronômica nas grandes cidades brasileiras, especialmente em São Paulo. Seja no horário do almoço ou no "esquenta" para a balada - e até para a pós-festa -, o cone japonês cai bem.

Já que o temaki está literalmente na "boca do povo", a reportagem do Terra visitou a Temakeria e Cia, na cidade de São Paulo, e o chef Jhonny Paiva mostra aos fãs da comida japonesa como montar seu próprio temaki. Aprenda, em 10 passos, a preparar em casa e impressionar os amigos.

O carro-chefe da casa é o temaki de salmão completo, com salmão, cebolinha, cream cheese ou maionese, arroz japonês e nori, que é a alga que envolve o arroz e forma o cone. Em função da alta demanda, um sushiman do restaurante o prepara entre 15 e 30 segundos. Depois de pronto, o tempo ideal para consumi-lo é de, aproximadamente, seis minutos. Como tempero, adicione wasabi (raiz forte) e gengibre.

Os outros campeões de pedidos no estabelecimento são: o temaki de shimeji (cogumelo) e o temaki empanado (veja fotos). Nessas duas opções quentes, pode ser adicionado o molho tarê (disponível já pronto em supermercados). Para a opção do salmão completo, use molho shoyu.

Veja os ingredientes e quantidades necessários para servir seis pessoas.

Ingredientes
3 kg de salmão fresco;
3 kg de arroz japonês;
1 pacote de cream cheese, de 220 g;
50 g de cebolinha;
1 pacote de 20 folhas de nori (alga) - suficiente para montar até 40 temakis.

Para preparar o arroz japonês, utilize de 100 a 200 ml de vinagre de arroz; 120 g de açúcar e 20 g de sal. Leve ao fogo e deixe cozinhar durante 15 minutos.

Leia Também