Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

saúde

Aprenda a manter o cabelo saudável no inverno com 10 dicas

26 JUN 12 - 00h:00terra

Se no verão o cabelo sofre com o excesso de sol, cloro e sal, no inverno ele também não está livre de agressões externas. Durante a estação mais fria do ano, as madeixas costumam sofrer com o vento e banhos muito quentes. Resultado: fios ressecados e cheios de frizz.

Confira um guia dos 10 mandamentos do cabelo saudável:

1- ALIMENTAÇÃO
“Cultivar hábitos alimentares é a primeira preocupação que devemos ter”, diz. Cabelos bonitos e saudáveis também são resultado de uma alimentação balanceada, com alimentos naturais sem excesso de junkie food.

2- CORTE
“É importantíssimo, sim, aparar as pontas, porque ajuda nas pontas duplas e no ressecamento. Portanto, quando for ao salão, agende com seu cabeleireiro depois de quanto tempo você deve voltar”, comenta. A periodicidade varia de pessoa para pessoa, pois ela depende do corte, do processo químico e de como está o cabelo de cada um.

3 – TEMPERATURA
“Não tem jeito, no inverno sempre abusamos da água quente e o resultado é cabelo e pele mais ressecados. A dica é: deixe a temperatura da água morna e tome banho mais rápido. Vai fazer bem para você e para o planeta”, ensina a hairstylist.

4 – MÁSCARA
Lenir recomenda ter sempre em casa uma boa máscara de hidratação. O produto pode ser usado uma vez por semana e ajuda na revitalização do fio.

5 – ANTI-RESÍDUOS
Não importa se você tem fios oleosos ou secos: não abra mão de um xampu antirresíduos. Como o nome deixa claro, ele serve para retirar as impurezas dos cabelos, restos de produtos e também a oleosidade, que interferem na vitalidade e no brilho. “O intervalo varia de acordo com o cabelo. Oleosos: de uma a duas vezes na semana. Normais: uma vez por semana. Ressecados: uma vez a cada dez dias”, explica Lenir.

6 – MANUTENÇÃO
“Se o seu cabelo passou por algum processo químico (tintura, escova marroquina, permanente, alisamento, reflexo), não se esqueça da manutenção. Isso também é avaliado pelo profissional”, destaca a cabeleireira.

7 – PRODUTOS
“Procure optar por produtos que têm a ver com seu tipo de cabelo. Isso faz, sim, a diferença. Siga a orientação de seu cabeleireiro ou de um técnico em produtos. E dê sempre preferência aos sem sal”, ressalta Lenir.

8 – PROTEÇÃO SOLAR e PROTEÇÃO TÉRMICA
Não esqueça nunca de proteger os fios dos raios solares, do calor da chapinha e do secador com a aplicação de produtos específicos.

9 – HIDRATAÇÃO EXTRA
Além da hidratação semanal com máscara, invista uma vez por mês em uma hidratação feita no salão. “Isso vale principalmente para os fios quimicamente tratados e já mais ressecados, como é o caso dos ondulados e cacheados”, diz.

10 – FINALIZAÇÃO
Não faltam opções de finalizadores no mercado: leave-in, sérum, reparador de pontas, leite hidratante. “Invista neles: normalmente trazem brilho, movimento e vitalidade aos fios. Basta escolher o que é ideal para você”, finaliza.
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

BRASIL

Mansueto: mesmo com reforma, governo não retomará investimentos por 3 ou 4 anos

Goleiro do Flu é flagrado em antidoping por suspeita de uso de cocaína
FUTEBOL 2019

Goleiro do Flu é flagrado em antidoping por suspeita de uso de cocaína

Hoje nós somos reféns da Santa Casa, diz vereador Lívio
Paralisação

Hoje nós somos reféns da Santa Casa, diz vereador Lívio

BRASIL

Brasil e Reino Unido vão ter cooperação em saúde pública

Mais Lidas