Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

SESSÃO PIPOCA

Aprenda a lidar com impulso consumista vendo filmes

18 FEV 2011Por INFOMONEY23h:07

 Aprender a cuidar melhor de sua vida financeira enquanto assiste a um filme parece uma boa opção, principalmente com a chegada do fim de semana e a proximidade do Oscar 2011, que acontece na noite do dia 27, e elegerá, entre outras categorias, o melhor filme de 2010.

Embora neste ano a maior premiação do cinema não traga nenhum filme diretamente relacionado ao planejamento financeiro, há boas opções em DVD e blu ray sobre o assunto - com a vantagem da economia de não ter de pagar a entrada do cinema e do gasto bem menor com a pipoca feita em casa.

Entre as boas opções, destaque para a comédia Delírios de Consumo de Becky Bloom e o drama The Joneses, que no Brasil ganhou o nome de Amor por Contrato. Os impulsos consumistas e suas consequências são o pano de fundo dessas boas produções.

Consumo excessivo: vilão do orçamento
Inspirado na série de livros de Sophie Kinsella, Delírios de Consumo (www.youtube.com/watch?v=ZmNzfaGxEcA) deve agradar mais as mulheres, que se identificarão com as trapalhadas que a jornalista de finanças Rebecca Bloom é capaz de cometer quando quer comprar algo, mesmo devendo mais de 16 mil libras.

Embora suas desculpas para comprar mais alguma coisa de que não precisa sejam hilárias, ela acaba sofrendo ao receber a fatura do cartão com um valor impossível de ser pago e ao tentar fugir do gerente do seu banco a qualquer custo. Esconder um cartão de crédito – para momentos de emergência - no freezer, como faz Becky, pode parecer exagero, mas, com certeza, você conhece alguém que, após ver seus cartões bloqueados por terem excedido o limite, ligou para uma outra operadora e pediu um novo cartão, certo?

Já os rapazes deverão se identificar mais com Amor por Contrato (www.youtube.com/watch?v=G7a-ALPy9wI). Com Demmi Moore no papel principal, o filme mostra uma família que, ao se mudar para um novo bairro, passa a ser admirada por todos, por parecer perfeita. Mas eles, na verdade, são profissionais de marketing com o objetivo de aumentar a venda dos produtos que utilizam.

Assim, não demora muito para que o vizinho com problemas conjugais acabe deixando de pagar as suas contas – inclusive a parcela da casa onde mora - para ter um taco de golfe moderno ou um carro último modelo, como o do seu novo vizinho. Como acaba essa história? Só vendo o filme!

Crianças e cartão de crédito
Dois interessantes documentários também abordam o tema. O brasileiro Criança, a Alma do Negócio mostra como as crianças estão se tornando, cada vez mais cedo, consumidoras compulsivas, muitas vezes influenciadas pela publicidade.

A produção mostra, por exemplo, crianças que aos cinco anos sabem as marcas de todos os celulares, mas não sabem o que é uma minhoca, que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos, mas não sabem os nomes de frutas e legumes. O trailer pode ser visto em: www.youtube.com/watch?v=rW-ii0Qh9JQ.

Já o americano Maxed Out: Hard Times, Easy Credit and the Era of Predatory Lenders mostra como funciona o sistema de cartões de crédito nos Estados Unidos, onde, para muitos, se há dinheiro para o pagamento do valor mínimo, tudo está bem. O que sabemos é que isso não é bem uma verdade. Você confere um trechinho em www.maxedoutmovie.com. Boa sessão pipoca para você!
 

Leia Também