Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

faça você mesmo

Aprenda a forrar lixo com jornal e aposente sacos plásticos

19 FEV 14 - 00h:00Terra

O principal dilema de quem quer reduzir o número de sacolas plásticas em casa é ter algo para forrar o lixinho da cozinha e do banheiro de forma limpa e organizada. Depois de muito pensar em uma forma mais consciente de descartar o lixo, Juliana Valentini, desenhista industrial e autora do blog “De Verde Casa”, encontrou a solução em uma paixão de criança, o origami.

“A ideia caiu do além na cabeça. Pensei em materiais que temos sempre à mão, lembrei do jornal e pensei no copinho de origami que tinha aprendido a fazer quando era criança”, explica. A alternativa foi fazer um copinho em proporções bem maiores, usando jornal. Com duas folhas sobrepostas e dobradas é possível confeccionar um copão resistente a vazamentos e rasgos, que cabe perfeitamente na maior parte dos cestos de lixo para banheiro e cozinha.

A dica é recolher os saquinhos de jornal e ir colocando em um cesto de lixo maior na área de serviço – este sim, forrado com um saco que pode ser de plástico biodegradável para ser recolhido pelo caminhão de lixo.

De acordo com Juliana, a medida ajuda consideravelmente a diminuir o plástico descartado. Se você joga as sacolinhas de supermercado em um saco de lixo maior está embalando plástico com plástico. O saco de dentro demora mais para se deteriorar porque não está em contato com os agentes da natureza como sol e chuva.

A designer lembra, ainda, que forrar cestos de lixo com saquinhos de papel não é um método apropriado só para quem assina jornal e tem grande quantidade do produto em casa. “Compro jornal apenas no final de semana. Como não tenho tanto volume de lixo, dá para a semana toda”, afirma Juliana.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Polícia prende funcionária de atacadista suspeita de desviar R$ 1,1 milhão
INTERIOR

Polícia prende funcionária de atacadista suspeita de desviar R$ 1,1 milhão

BRASIL

Mais três vítimas de incêndio em hospital do RJ têm alta

Muito esperada, chuva rápida aparece em algumas regiões da Capital
FINALMENTE

Esperada, chuva rápida aparece em Campo Grande

Coluna semanal com dicas <br>e novidades sobre automóveis
COLUNA CARMAIS

Coluna semanal com dicas e novidades sobre automóveis

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião