Segunda, 22 de Janeiro de 2018

Aprenda a forma adequada de dessalgar o bacalhau antes do preparo

9 ABR 2009Por 11h:00
     

                

 

Seja assado, ensopado ou grelhado, o bacalhau é um dos pratos mais tradicionais nas celebrações da Sexta-Feira Santa e do Domingo de Páscoa. Mas você sabe a preparar o bacalhau?

                

Segundo o comerciante, João Ramos, os portugueses preferem preparar o bacalhau com a pele, e assado geralmente com batatas, pimentão e azeitonas portuguesas. Já os brasileiros que aderiram ao hábito lusitano preferem o bacalhau sem pele. ?A procura maior é pelo bacalhau do porto sem pele e o mais claro possível?, diz.

 

A espessura do bacalhau também é importante na hora de comprar. Os mais espessos são geralmente os mais saborosos e, portanto, os mais caros. O bacalhau pode ser encontrado em postas, desfiado ou laminado.

                          

O maior segredo para preparar um bom bacalhau é dessalgá-lo da maneira adequada. Segundo José Jucelino da Silva, do restaurante português Alfama dos Marinheiros, em São Paulo, são necessários de três a quatro dias para dessalgar o bacalhau.

 

?Devemos colocar o bacalhau na água gelada e dentro da geladeira. A água do recipiente em que o bacalhau é colocado deve ser trocada três vezes por dia?, afirma. Dentro do recipiente também é indicado colocar pedras de gelo.

 

?Esse cuidado com a água gelada é para garantir o sabor do bacalhau e evitar que ele se desfaça?, diz. Silva orienta que o bacalhau seja colocado para dessalgar com pele e já cortado.

 

Com informações do G1

 

Leia Também