Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, terça, 18 de dezembro de 2018

Comparativo

Apreensões de maconha já são 265% maiores

19 MAR 2011Por notícias ms00h:00

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) divulgou balanço das atividades realizadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2011. De acordo com as estatísticas, o departamento apreendeu nos dois primeiros meses deste ano, um total de 2.083,10 quilos de maconha, o que representa aumento de 265% em relação ao mesmo período do ano passado que contabilizou 570,525 quilos.

Ainda de acordo com as apreensões de drogas, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, o DOF apreendeu 42 quilos de cocaína contra 21 quilos no mesmo período do ano passado, tendo uma variação de 93%. No mesmo comparativo, em relação à pasta base, foi apreendido um total de 21,8 quilos até fevereiro deste ano, representando um aumento de 235% em relação ao ano passado com 6,5 quilos. No mês de fevereiro deste ano, 18 pessoas foram presas por tráfico de drogas (flagrante delito) contra 13 no mês anterior.

O balanço também revela um número grande de apreensões de CDs piratas no mês de fevereiro deste ano: 1.112 unidades. No mesmo mês, os policiais do DOF também apreenderam 3,4 mil unidades de DVDs piratas. Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2011, o serviço operacional do Departamento de Operações de Fronteira recolheu 300 munições de calibre 22; sete munições de calibre 9 mm e 200 munições de calibre 38.

A pesquisa mostra que o valor estimado de apreensões de equipamentos eletro-eletrônicos em janeiro e fevereiro de 2011 é de US$ 80.470 mil e de material de informática apreendido é de US$ 7.340 mil. Foram apreendidos também 8.835 pacotes de cigarros, 297 pneus, 130 volumes (cerca de 200 unidades por volume) de brinquedos e 540 litros de combustível contrabandeado.

24 horas

Para o comandante do DOF, coronel Joel Martins dos Santos, os policiais do DOF estão em locais onde menos se espera em horários diversos para observar alguns pontos que podem ser importantes para combater o contrabando. Pequenas informações repassadas às equipes do DOF são úteis para otimizar o trabalho dos policiais. Por meio do serviço 24 horas gratuito: 0800-647 6300 também é possível fazer denúncias sem se identificar.

Coronel Joel destaca que o trabalho do DOF abrange 51 municípios. O trabalho é mais intenso na linha de fronteira que começa em Mundo Novo e vai até Corumbá, num total de 12 cidades. Este trabalho de quase 24 anos vem ganhando o reconhecimento ao Departamento que geralmente é convidado para auxiliar nos trabalhos da segurança pública como a polícia civil, rodoviária estadual, rodoviária federal, polícia federal e até nas forças armadas.

“O que vale destacar é que o DOF atua na apreensão desde um contrabando de escova de dente até a cocaína e está sempre de portas abertas para outras polícias. O trabalho em conjunto com outras corporações não é só pela credibilidade, mas todo o conhecimento que o DOF já tem porque o policial já conhece corredores, trilheiros e acessos”, comentou.

Reforço

O DOF deverá receber no início do mês de abril o reforço de 24 policiais militares. Com o término dos cursos de formação da PM, a guarnição vai incrementar o efetivo com profissionais antigos e experientes fazendo um trabalho de deslocamento das unidades. Estas vagas serão preenchidas pelos novos policiais militares.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também