Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

conscientização

Apps para celular ajudam a economizar água

13 FEV 14 - 11h:00jornalacidade

Na tela do celular, há algumas alternativas para quem quer mudar os hábitos em relação ao consumo de água. De forma bem humorada, aplicativos gratuitos para smartphones conscientizam e propõem desafios sobre a abertura desnecessária do chuveiro e a duração do banho.

O aplicativo Fake shower, por exemplo, imita o som de um chuveiro aberto e mostra quanta água teria corrido caso a torneira fosse real. A ideia é propor uma alternativa para as pessoas que deixam o chuveiro ou a torneira abertos para que o som disfarce ruídos indesejados no banheiro. Criado pelo Instituto Akatu, que defende o consumo consciente, o aplicativo para iPhone tem mais de 150 mil downloads desde a sua criação em março de 2012.

"Estima-se que, com esses downloads, se as pessoas não abriram a torneira, 11 milhões de litros de água, ou seja, o equivalente a quatro piscinas olímpicas cheias, não tenham sido desperdiçados", disse Helio Mattar presidente do Akatu.

Uma outra forma de utilizar o aplicativo é acioná-lo simultaneamente e nas mesmas condições da vazão do chuveiro para ver o gasto de água no final do banho. De autoria desconhecida, mas com as mesmas características, o aplicativo Fake a shower está disponível no Sistema Android e também é gratuito.

Já para diminuir a duração do banho tem o Sai desse Banho, que só pode ser usado por quem tem iPhone.

O aplicativo estimula as pessoas a reduzirem o tempo do banho. Para castigar os gastadores de água, uma música irritante é tocada quando o usuário ultrapassa o tempo previamente selecionado. Criado pela Grupo Fischer, teve 10.724 dowloads desde 2011. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Exposição resgata memórias do Pantanal
HISTÓRIA

Exposição resgata memórias do Pantanal

SAÚDE

Pouco invasiva, técnica brasileira inova ao usar 'prótese bovina' para coração

CIÊNCIA

Pesquisadores demonstram beneficios do lítio para idosos com Alzheimer

Confira o seu astral para esta segunda-feira
OSCAR QUIROGA

Confira o seu astral para esta segunda-feira

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião