Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

tecnlogia

Apple lança assinatura de jornais e revistas

15 FEV 2011Por o dia on line22h:00

A Apple anunciou hoje um novo serviço de assinatura para editores de conteúdo que quiserem publicar seu material em aplicativos na App Store. Com isso, publicações abrangendo com diferentes formatos - como revistas, jornais, música e vídeo, de modo semelhante ao já lançado "The Daily" - poderão ser comercializadas com o mesmo sistema de pagamento dos demais aplicativos da loja virtual.

Ao inserir seu conteúdo na loja, os editores estipulam o preço e a periodicidade da publicação. Os usuários escolhem suas publicações e são cobrados conforme a periodicidade (semanal, mensal, bimestral, trimestral, anual ou bienal) da publicação. A Apple deixa claro que se a editora tem uma versão digital daquele conteúdo fora do aplicativo, o mesmo material deve ser oferecido pelo mesmo preço - ou a preço inferior - aos usuários da App Store.

"Tudo o que pedimos é que, se um editor está fazendo uma oferta de assinatura fora do aplicativo, a mesma oferta (ou melhor) deve ser feita dentro do aplicativo, de modo que os clientes possam facilmente se inscrever com apenas um clique, direto no aplicativo. Acreditamos que este serviço de assinatura inovador fornecerá aos editores uma nova oportunidade para ampliar o acesso ao seu conteúdo digital para iPad, iPod touch e iPhone, encantando os assinantes novos e existentes", declara Steve Jobs, CEO da Apple.

Em janeiro, a Apple havia proibido jornais europeus de oferecer assinatura da versão para iPad gratuitamente para os assinantes da versão impressa. A medida gerou protestos dos dirigentes das empresas de comunicação e foi considerada abusiva. A justificativa para a proibição foi que a distribuição gratuita seria uma forma de driblar o pagamento dos 30% cobrados pela Apple por assinatura vendida na App Store.

Leia Também