terça, 17 de julho de 2018

tecnologia

Apple anuncia sistema para MacBook baseado em iPad

25 FEV 2011Por ITWEB21h:45

Como esperando, a Apple anunciou nesta quinta-feira (24/02) uma atualização de sua linha de notebooks MacBook Pro, que vem equipada com uma nova tecnologia de transferência de dados da Intel, o Light Peak (ou Thunderbolt).

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na comunidade de TI e telecom? Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba, todos os dias, os destaques em sua caixa de e-mail

Menos esperado foi a divulgação de uma prévia de desenvolvimento do Mac OS X 10.7, anteriormente conhecido como Mac OS X Lion. A novidade deve estar disponível no mercado em meados deste ano. O vice-presidente senior da Apple, Phil Schiller, disse que o iPad foi a fonte de inspiração para muitas funcionalidades dessa nova versão do sistema.

A ideia é que, colocando o sistema operacional à disposição dos desenvolvedores antes do lançamento oficial, eles possam ajudar, inserindo capacidades nas aplicações futuras. Só é possível acessar o sistema pela Mac App Store.

Diversos APIs facilitam a criação de aplicações que operem com interfaces de tela cheia. Isso mostra o impacto do iOS e do iPad, nos quais aplicativos tomam conta de toda a tela. Outra novidade é o suporte para gestos Multi-Touch – pressione para zoom, por exemplo – e animações.

Uma funcionalidade chamada Mission Control combina o lançamento anterior de fluxo de trabalho e aplicativos UI Expose, Dashboard, e Spaces em um ambiente para visualização, organização e navegação, através de todas as aplicações e janelas ativas. Outra funcionalidade, chamada Launchpad, apresenta todas as aplicações instaladas no Mac em um layout full-screen para facilitar lançamento e organização.

Além disso, um framework da AV Foundation simplifica a edição de arquivos de áudio e vídeo e adiciona capacidades de manipulação em tempo real. O novo sistema também permite o salvamento automático do backup Time Machine disponível para qualquer documentado orientado a uma aplicação Mac.

Arquivos originários de aplicações que suportam o Auto Save e Versões podem ser utilizados instantaneamente como Time Machine. Portanto, qualquer interação salva pode ser acessada.

Diversas melhorias de segurança também virão com a nova versão. De forma geral, essas atualizações impedirão o acesso de malwares. O sistema também inclui um sistema de gestão de processo chamado Arquivo Coordenador, que supervisiona o acesso a arquivos em vários segmentos e processos.

Leia Também