quinta, 19 de julho de 2018

Aposentados se tornam alvos de vários golpes

3 OUT 2010Por 01h:31

Golpistas têm atuado com menor frequência neste ano, mas estratégias para tirar dinheiro dos aposentados, mais vulneráveis, não faltam. A mais comum é obter o registro do INSS, geralmente por telefone, e fazer o empréstimo sem autorização do beneficiário.
O Serasa Experian, de São Paulo, elencou os principais golpes aplicados em idosos. Quem cai no “Conto da Aposentadoria”, perde dinheiro ao dá-lo a desconhecido, que se apresenta como funcionário da Previdência Social, e poderia agilizar o processo de aposentadoria. No “Golpe do Reajuste Atrasado”, a vítima é levada a acreditar que vai receber seus benefícios atrasados se adiantar 10% ao suposto funcionário do INSS.
Outras duas estratégias envolvem o cartão do aposentado. Na mais simples, um produto aderente é colocado no caixa automático para segurar o cartão do banco; no tipo mais elaborado do mesmo golpe, a quadrilha coloca adesivo com telefone falso de atendimento no caixa e, ao ligar para tentar reaver o cartão, o aposentado entrega senhas e informações pessoais.

Serviço
Denuncie golpes à Previdência Social pelo telefone 0800 780 191. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7 às 19 horas. (CHB)

Leia Também