quarta, 18 de julho de 2018

TÊNIS

Após título, Clijsters assume vice-liderança

31 JAN 2011Por ESTADÃO09h:02

Depois de conquistar, no último sábado, o título do Aberto da Austrália, a belga Kim Clijsters foi confirmada nesta segunda-feira como nova segunda colocada do ranking feminino mundial do tênis. Ela ultrapassou a russa Vera Zvonareva, que caiu para o terceiro posto na listagem publicada pela WTA.

Clijsters chegou aos 8.515 pontos, contra os 7.405 de Zvonareva. Além de ultrapassar com boa folga a russa, Clijsters ficou muito próxima da dinamarquesa Caroline Wozniacki, que segue na liderança, com 8.655 pontos.

Outra grande novidade do ranking atualizado nesta segunda-feira foi a queda vertiginosa da norte-americana Serena Williams. A ex-líder do ranking despencou da quarta para a 12.ª colocação. Lesionada, ele acabou não tendo chances de defender os pontos obtidos na conquista do Aberto da Austrália no ano passado. Esse é o seu pior ranking desde março de 2007, quando ocupou o 18.º posto da WTA.

E, se Serena despencou, a italiana Francesca Schiavone pulou do sétimo para o quarto lugar no ranking, enquanto a australiana Samantha Stosur passou de sexta para quinta tenista do mundo. Elas estão logo à frente da chinesa Na Li, que saltou do 11.º para o sétimo posto depois de ter feito história com o vice-campeonato do Aberto da Austrália, no qual pela primeira vez uma tenista do seu país disputou uma final de Grand Slam.

A outra novidade no top 10 foi a presença da polonesa Agnieszka Radwanska na décima posição. Ela subiu quatro colocações. A russa Maria Sharapova, por sua vez, galgou três e agora figura como 13.ª no geral.

Já a belga Justine Henin, ex-líder do ranking mundial, seria posicionada como 31.ª do mundo nesta segunda, mas ela anunciou a sua aposentadoria após ser eliminada no Aberto da Austrália e com isso foi descartada da listagem da WTA.

A brasileira mais bem colocada no ranking é Ana Clara Duarte, que tem 222 pontos e ocupa a 240.ª posição. Maria Fernanda Alves, a 342.ª do mundo, é a segunda melhor tenista do Brasil no ranking da WTA.

Leia Também