terça, 17 de julho de 2018

FLAMENGO

Após pedido de Luxemburgo, finalista abandona moicano

25 JAN 2011Por folha online10h:08

O atacante Rafinha, destaque do time sub-18 do Flamengo, teve que desfazer o cabelo estilo moicano (com luzes) quando o técnico Vanderlei Luxemburgo pediu.

Ele também parou de usar a gola da camiseta levantada em volta do pescoço. O estilo emulava o de Neymar, atacante do Santos, de quem Rafinha se considera um fã. O flamenguista conserva apenas o hábito de levantar os meiões acima do joelho, moda criada por Neymar e seguida por muitos jovens jogadores por causa dele.

Luxemburgo teve contato com Rafinha quando ele treinou pela primeira vez entre os profissionais do Flamengo, em outubro do ano passado. O jovem jogou bem, fez um gol e ganhou o apelido de "Neymar da Gávea".

"Falei para ele que não tinha necessidade de imitar o estilo do Neymar. Disse que já sou avô, que entendo desse negócio de jovens. Falei para tirar o moicano e criar um personagem só dele. Faz qualquer outra coisa com o cabelo, mas seja você, original", disse Luxemburgo, à época, em entrevista ao site oficial do Flamengo.

Desde os conselhos do "professor", a nova promessa flamenguista vem mudando aos poucos sua aparência. Na Copa São Paulo, ele adota um visual mais sóbrio, menos identificado a Neymar.

"Eu acho que o atleta não pode ser comparado a outro. Ele tem que ser ele mesmo, buscar o espaço dele. O Neymar já é uma realidade. O Rafinha tem muito ainda a seguir", disse Paulo Henrique, o técnico do time sub-18, que trabalha com Rafinha desde agosto do ano passado.

Na Copa São Paulo, o camisa 11 tem se destacado pela velocidade e por dar passes precisos que municiam o ataque rubro-negro. Nas quartas, Rafinha saiu do banco e deu a assistência para os três primeiros gols, na goleada de 6 a 2 sobre o Coritiba.

Rafinha veio do CFZ, clube ligado a Zico, ex-diretor de futebol do Flamengo. Mais tarde a parceria foi apontada como um dos motivos da saída do ídolo da Gávea. Diretores diziam que os jogadores do CFZ roubavam espaço dos atletas formados no Flamengo.

Leia Também