Sábado, 16 de Dezembro de 2017

'justiceiros'

Após furtar casa, ladrão apanha e é amarrado até a chegada da PM

16 FEV 2014Por Gabriel Maymone13h:33

A ação dos chamados 'justiceiros' tem ganhado força. Na madrugada deste domingo (16), um homem que furtou uma casa foi detido por populares e amarrado até a chegada da Polícia Militar, em Sidrolândia (MS).

Segundo o Sidrolândia News, Antonio Mendes de Sá, 38 anos, conhecido nos meios policiais como Maninho, estava furtando uma casa na Rua Paraná com a Rua Ponta Porã, quando foi flagrado por populares. Iniciou-se então o “pega ladrão” até que o suspeito foi detido, após algumas trocas de empurrões e socos.

Com uma corda, as pessoas amarraram os pés e as mãos do acusado e acionaram a PM, que levou Antonio até a Delegacia de Polícia, onde foi preso em flagrante.

Qualquer pessoa pode prender um assaltante, ou apenas os policiais?

Segundo o Código de Processo Penal, em seu Art. 301, qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito. Ou seja, qualquer pessoa pode prender e os policiais têm a obrigação de fazê-lo. No entanto, quem prender outrem em flagrante deve conduzir o preso à presença da autoridade policial, isto é, o delegado de polícia. Inclusive com o uso da força moderada para vencer a resistência do preso.

Não é recomendável que o cidadão tome essa medida contra assaltantes armados ou mais fortes do que ele, o que poderá provocar-lhe danos irreparáveis.

É recomendado que o cidadão compareça à Delegacia com testemunhas, pois se o assaltante for primário será a palavra de um contra o outro

Leia Também