terça, 17 de julho de 2018

INTERNET

Aplicativos dão informações pessoais de usuários e põem Facebook em nova polêmica

18 OUT 2010Por FOLHA ONLINE07h:44

O site de relacionamentos Facebook se deparou com um novo imbróglio de privacidade, segundo uma reportagem publicada pelo diário econômico norte-americano "Wall Street Journal" nesse domingo (17).

Segundo a publicação, muitos dos aplicativos populares na rede social têm transmitido informações de identificação (acesso a nomes de pessoas e, em alguns casos, o nome de seus amigos) a dezenas de companhias de propaganda e empresas de rastreamento na internet.

Aplicativos são softwares que levam usuários do site a jogar games ou compartilhar interesses afins com demais usuários. O "WSJ" identificou que os dez aplicativos mais populares no Facebook estavam transmitindo dados de usuários para companhias fora do site.

Dentre eles, estão o FarmVille, com 59 milhões de usuários, e o Texas HoldEm Poker.

O "WSJ" diz ainda que o problema afeta dez milhões de usuários de aplicativos do Facebook --o que inclui pessoas que mantêm seu perfil completamente privados.

A prática, diz o jornal, vai em rota de colisão com as regras do Facebook, e levanta questões sobre a capacidade do site em manter as informações sobre atividades dos usuários identificáveis.

Não está claro, entretanto, o tempo que a prática está em atividade.

"Uma identificação de um usuário do Facebook pode ser inadvertidamente compartilhada por browser de internet ou por aplicativos", disse um porta-voz do Facebook.

"O conhecimento de uma identificação de usuário não permite acesso a informações privadas de qualquer um no Facebook", afirmou ele, acrescentando que a companhia introduziria uma nova tecnologia para conter o problema identificado pelo jornal norte-americano.

Leia Também