Terça, 19 de Junho de 2018

Ao menos 29 morreram em naugrágio na Indonésia

22 NOV 2009Por 17h:30
     

        Da redação

        Subiu para 29 o total de mortos no naufrágio de um barco hoje, em águas agitadas na costa da ilha de Sumatra, na Indonésia, segundo informações das autoridades locais. O naufrágio do ferry Dumai Express ocorreu por volta das 10 horas no horário local (1 hora de Brasília). As operações de resgate foram interrompidas ao anoitecer e deverão ser retomadas amanhã. Mais de 245 foram resgatadas com vida, mas pelo menos 17 pessoas ainda estão desaparecidas.
        Não estava claro quantas pessoas viajavam no ferry. A polícia e as autoridades da Marinha da Indonésia disseram que o barco tinha no registro de embarque 228 passageiros, incluídos 15 menores de idade e 14 tripulantes, mas o número de pessoas contadas depois do naufrágio era maior. O barco tem capacidade para 273 passageiros, mas não é raro que os navios na região viajem superlotados.
        As autoridades estão investigando para ver se superlotação contribuiu para o acidente. O porta-voz da Marinha da Indonésia, Iskandar Sitompul, disse que o barco naufragou depois de ser atingido por ondas de até três metros de altura. "Não temos certeza se alguém ficou preso no barco. Aqueles que foram resgatados estão traumatizados", disse.
        Na Indonésia, a população de 234 milhões de pessoas está espalhada em 17 mil ilhas que dependem de uma rede de transporte de navios e barcos que possui um fraco histórico de segurança. Em janeiro, cerca de 335 pessoas morreram no naufrágio de um barco superlotado na costa da ilha de Sulawesi. Em dezembro de 2006, um barco afundou durante uma tempestade na costa de Java, matando mais de 500 pessoas. (do Estadão)

Leia Também