Segunda, 11 de Dezembro de 2017

Anvisa suspende venda e uso de remédio usado para azia e dor de estômago

18 JAN 2014Por correio24horas22h:00

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o medicamento Kollangel tivesse a sua distribuição e comercialização suspensas. Em anúncio publicado na última sexta-feira (17), o órgão disse ter identificado irregularidades no lote 46.194 do produto. O Kollangel é um comprimido mastigável, que se assemelha a uma pastilha, utilizado para o alívio de sintomas da hiperacidez gástrica, azia e dor de estômago.

De acordo com a publicação feita no Diário Oficial da União, o remédio produzido pela Natulab Laboratórios S.A. apresentou resultados considerados insatisfatórios e foi reprovado em testes feitos com rotulagem, aspecto e contagem de microorganismos.

Esta não é a primeira vez que o Kollangel apresenta problemas. Em setembro do ano passado o remédio também foi suspenso pela Anvisa, por apresentar as mesmas falhas.

Em nota oficial, o grupo Natulab, responsável pela fabricação do remédio, informou que realizou uma análise de contraprova acompanhada por técnicos especializados e alguns métodos usados pela Anvisa foram contestados. No entanto, a empresa garantiu que o lote será retirado de circulação. “Até o fim de janeiro, todo o lote de Kollangel Suspensão Oral reprovado já estará fora do mercado”, diz a nota.
 

Leia Também