Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Cabelos

Anvisa suspende cosmético com suspeita de ter formol

3 SET 12 - 09h:54G1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda e o uso do cosmético Alinhamento Amarula, da empresa John Hair, com sede em Curitiba (PR), por suspeita de conter formol em sua composição.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (3), após denúncia de intoxicação grave pela aplicação do produto nos cabelos de uma pessoa em Minas Gerais. O cosmético pertence ao lote 01-01/10 e foi fabricado em agosto do ano passado.

Como o Alinhamento Amarula não estava registrado na Anvisa e a empresa John Hair também não tinha autorização de funcionamento, a agência decidiu proibir a fabricação, a distribuição, a divulgação, o comércio e o uso dos produtos da marca em todo o país.

Riscos do formol
Desde 18 de junho de 2009, a venda de formol em alisantes de cabelos é proibida pela Anvisa. O uso indevido ocasiona diversos riscos à saúde, como irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo; queda de cabelo; ardência e lacrimejamento dos olhos; falta de ar e tosse; dor de cabeça; e ardência e coceira no nariz. Isso tudo acontece em decorrência do vapor ou do contato direto com a pele.

Várias exposições podem causar também boca amarga, dor de barriga, enjoo, vômito, desmaio, feridas na boca, narinas e olhos, e câncer nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traqueia e brônquios), podendo levar à morte.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

AGRICULTURA E JUSTIÇA

Ministérios assinam acordo para combater abusos no crédito agrícola

Bombeiros confirmam terceira morte em desabamento em Fortaleza
PRÉDIO RUIU

Bombeiros confirmam terceira morte em desabamento em Fortaleza

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Juiz extingue ação contra Alckmin por supostos desvios de R$ 3 bi do Fundeb

Flamengo bate o Fortaleza de virada e segue disparado na liderança
BRASILEIRÃO

Flamengo bate o Fortaleza de virada e segue disparado na liderança

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião