Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, sexta, 16 de novembro de 2018

Cabelos

Anvisa suspende cosmético com suspeita de ter formol

3 SET 2012Por G109h:54

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda e o uso do cosmético Alinhamento Amarula, da empresa John Hair, com sede em Curitiba (PR), por suspeita de conter formol em sua composição.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (3), após denúncia de intoxicação grave pela aplicação do produto nos cabelos de uma pessoa em Minas Gerais. O cosmético pertence ao lote 01-01/10 e foi fabricado em agosto do ano passado.

Como o Alinhamento Amarula não estava registrado na Anvisa e a empresa John Hair também não tinha autorização de funcionamento, a agência decidiu proibir a fabricação, a distribuição, a divulgação, o comércio e o uso dos produtos da marca em todo o país.

Riscos do formol
Desde 18 de junho de 2009, a venda de formol em alisantes de cabelos é proibida pela Anvisa. O uso indevido ocasiona diversos riscos à saúde, como irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo; queda de cabelo; ardência e lacrimejamento dos olhos; falta de ar e tosse; dor de cabeça; e ardência e coceira no nariz. Isso tudo acontece em decorrência do vapor ou do contato direto com a pele.

Várias exposições podem causar também boca amarga, dor de barriga, enjoo, vômito, desmaio, feridas na boca, narinas e olhos, e câncer nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traqueia e brônquios), podendo levar à morte.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também