Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

fabricantes nacionais

Anvisa retira do mercado 20 lotes de suplementos com 'whey protein'

27 FEV 14 - 14h:14Folhapress

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai retirar do mercado 20 lotes de suplementos para atletas com a "whey protein" de 14 fabricantes nacionais.

Em todos os casos, por haver diferença significativa entre a quantidade de carboidratos ou proteínas informada no rótulo e o teor de fato presente no produto. Um dos produtos chega a ter 1.003% mais carboidratos do que informado no rótulo e apenas 40,7% do total de proteínas informado.

Os 20 lotes dos produtos e suas respectivas marcas serão publicados no "Diário Oficial" da União de amanhã.

Segundo a Anvisa, os produtos proibidos não apresentam risco à saúde dos consumidores, mas as distorções na rotulagem caracterizam "fraude contra o consumidor e prática desleal de comércio".

A suspensão recai apenas sobre os 20 lotes analisados por laboratórios públicos a pedido da Anvisa. Segundo a agência, porém, serve de alerta para os demais lotes das marcas apontadas, pois ainda não está descartado que as irregularidades se estendam aos demais lotes. Para avaliar a totalidade dos produtos, as vigilâncias sanitárias locais farão inspeções nas empresas.

Essa avaliação da Anvisa sobre suplementos com "whey protein" teve origem nas denúncias feitas pelo empresário Felix Bonfim, do ramo de suplementação para atletas. Bonfim postou, no segundo semestre de 2013, uma série de vídeos no YouTube, em que apresentava análises laboratoriais que indicavam irregularidades nos teores de proteínas e carboidratos.

Os produtos analisados também apresentaram ingredientes que não estavam listados nos rótulos, como soja, amido, milho e mandioca. 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

DIZ MINISTRA

Déficit da Previdênciao dos estados só melhora em 2060

Fernandinho Beira-Mar é transferido para presídio de Campo Grande
NARCOTRAFICANTE

Beira-Mar é transferido para Campo Grande

STF

Justiça nega liberdade a hackers de celular de Moro e Dallagnol

Gerente de banco desviou R$ 1,2 milhão da conta de cliente
CAMPO GRANDE

Gerente de banco desviou R$ 1,2 milhão da conta de cliente

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião