Campo Grande - MS, terça, 21 de agosto de 2018

Remédios

Antibióticos não devem ser tomados fora do horário nem compensados

22 MAR 2011Por G105h:02

Nesta segunda-feira (21), o infectologista e consultor Caio Rosenthal tirou dúvidas que chegaram pela internet sobre bactérias e antibióticos.
O médico disse que esses micro-organismos não são transmitidos pela água de uma piscina tratada. Além disso, esclareceu que os antibióticos não anulam o efeito de um anticoncepcional.
 

Segundo Rosenthal, quem usa luvas deve descartá-las com frequência. O ideal é que para cada pessoa seja utilizada uma diferente, mas isso muitas vezes serve de proteção para o profissional, como no caso de cabeleireiros e balconistas de padarias.
 

O infectologista também falou que os antibióticos não devem ser tomados fora do horário, nem compensados com uma dose maior no caso de esquecimento. Rosenthal explicou, ainda, que a bactéria Escherichia coli pode ser patogênica ou não em um recém-nascido, por isso é preciso ver se ele está com febre, diarreia ou outro sintoma. Se o micro-organismo é bom ou não, vai depender da cepa e das propriedades dele.
 

De acordo com o médico, o banheiro é o local da casa mais propício para o convívio de bactérias. Por fim, ele destacou que crianças de até 7 anos que tomam antibióticos demais podem ter o crescimentos ósseo prejudicado e os dentes enfraquecidos. Até os 12 anos, deve haver um cuidado maior.

Leia Também