Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

AGRO

André participa de lançamento da Expoinel 2010 e Lançamento do Congresso Mundial da Carne

8 NOV 2010Por COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA08h:11

O governador André Puccinelli tem apenas um compromisso público para esta segunda-feira. Agora pela manhã ele participa da abertura oficial da Expoinel MS 2010 e lançamento do Congresso Mundial da Carne 2011, que acontece no Centro de Exposições Albano Franco, na Avenida Mato Grosso.

Deverão participar do evento, além do governador, o presidente da Associação Sul-mato-grossense dos Criadores de Nelore, Guilherme de Barros Costa Marques Bumlai, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, a secretária de Estado de Produção (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o presidente da Famasul, Eduardo Riedel e presidente da Acrissul, Francisco Maia.
A maior feira indoor da raça Nelore do mundo, a Expoinel MS 2010, começou na última quinta-feira (04), com a chegada dos animais, e segue até o dia 14 de novembro, em Campo Grande. Leilões de equinos e gado Nelore Elite, shopping, julgamentos, minicursos e palestras de renomados especialistas do cenário do agronegócio são as principais atrações da feira.

Nesta segunda-feira (08) acontece a abertura oficial do evento e também o início da programação de minicursos e julgamentos. São mais de 1.000 argolas para este ano, de 95 criadores dos estados do Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.
A Expoinel MS 2010 indoor conta com a realização da Nelore MS, Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore, e o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em MS (SENAR/MS), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (FUNAR/MS), Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul (Acrissul), Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Leilão Especial e projeto inovador

O Leilão Especial Nelore MS, que faz parte da programação da feira, será o pontapé inicial de um grande projeto da Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore para a pecuária brasileira: o “Espaço Nelore”.

O evento captará recursos para efetivar a compra da área pela Nelore MS, na margem da BR 163 (saída para São Paulo), em Campo Grande. “O local será ponto de encontro de neloristas de todo o País. Um dos projetos é a construção de uma estrutura coberta moderna para a realização de leilões e outros importantes eventos da atividade que poderão contar com todo o conforto do formato indoor", afirma Guilherme Bumlai, presidente da Nelore MS.

A Fazenda Serra Dourada, de Cícero de Souza (Marca 42), será o palco do Leilão Especial, que acontece no dia 09 de novembro, ao meio-dia (horário do MS). O remate conta com a realização da Programa Leilões e transmissão do C2Rural e Agromix.

Em oferta estarão prenhezes de doadoras de destaque na raça Nelore, como Diva Porto Seguro (segunda melhor matriz do Ranking ACNB 2009-2010), Jaraguá da Comapi (irmã própria da Libra Show e da Madame), Marea V da J. Galera (uma das principais doadoras da liquidação da J. Galera, filha da matriarca Itália IV), Noite MRA (doadora provada, mãe das campeãs Paquita e Pandora MRA, que foi um dos recordes de preço do Leilão Noite dos Campões 2009) e Suave Essência (doadora filha da Grande Campeã Nacional, Essência da Guadalupe, e mãe da Essência Santarém).

Congresso Internacional da Carne

Campo Grande está se tornando cada vez mais um destino de eventos. Na pecuária, não é diferente. A capital sul-mato-grossense será sede do Congresso Brasileiro da Qualidade do Leite, em 2012, e em junho do ano que vem (2011), abrigará um dos mais importantes eventos sobre a cadeia da carne em âmbito mundial. Trata-se do Congresso Internacional da Carne.

A capital foi escolhida durante a assembléia geral do International Meat Secretariat (IMS), realizada no Congresso Mundial da Carne que aconteceu em setembro, em Buenos Aires, na Argentina.
Este é o resultado do trabalho de uma comissão coordenada pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) com o objetivo de evidenciar a cadeia da carne de Mato Grosso do Sul e as potencialidades de Campo Grande para a realização de grandes eventos.

Segundo o presidente da Famasul, Eduardo Riedel, a captação do evento é uma oportunidade de evidenciar o Estado no cenário mundial do setor pecuário, reunindo especialistas do mundo todo para a discussão de aspectos que vão desde a sustentabilidade até as relações de mercado. “Vamos trazer para MS o debate sobre a cadeia da carne e temas importantes como a sanidade animal e rastreabilidade”, comemora Riedel. “O congresso vai evidenciar o potencial pecuário do Estado e, ao mesmo tempo, servir de estímulo para o aprimoramento das práticas de produção e comercialização do setor”, complementa Ademar Junior.

Entre os motivos pela escolha por Campo Grande está o reconhecimento à qualidade da carne produzida no Estado. Com o terceiro maior rebanho do País, formado por 22,5 milhões de cabeças, MS virou referência por meio de iniciativas como o programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA), que prevê a adaptação das propriedades de modo a garantir o bem-estar do rebanho.

A realização do evento em Mato Grosso do Sul vai oferecer a oportunidade dos agentes internacionais do mercado da carne conhecer uma região de pecuária extensiva. O Estado desperta o interesse de mercados internacionais não só pelo incremento da qualidade como pelo potencial de expansão do rebanho. Superada a crise dos países desenvolvidos, a previsão é de que haja um aumento mundial na demanda por proteínas.

Leia Também