Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

TECNOLOGIA

Anatel quer trocar telefones analógicos por digitais na área rural

21 JAN 2011Por ESTADÃO04h:30

 Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer acabar com os terminais analógicos de telefonia fixa rural no prazo de 12 meses. Uma proposta aprovada nesta quinta-feira, 20, pelo Conselho Diretor da agência determina a migração do sistema analógico para digital dentro de um ano. Segundo a conselheira Emília Ribeiro, relatora da matéria, as operadoras de telefonia móvel têm que apresentar, em 30 dias, um plano de migração para a telefonia fixa e as empresas de telefonia fixas, por sua vez, terão o mesmo prazo para mostrar como era feita a migração.

"O serviço é telefonia fixa, mas as operadoras de telefonia móvel é que dão a infraestrutura", explicou Emília. Por essa razão, a migração tem de ser feita de forma conjunta entre as operadoras. Segundo a conselheira, a mudança é necessária porque não há mais equipamentos no mercado para substituir os aparelhos em uso. "Se o aparelho quebrar, não tem outro para repor", alertou.

A conselheira observou que a obrigação da migração é das empresas de telefonia fixa. "As duas têm que se entender sobre os custos". A Anatel estima que haja de 6 mil a 9 mil assinantes da telefonia fixa rural atualmente. Em 2010, foi zerada a base de telefones móveis analógicos no País.

Leia Também