Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, quinta, 15 de novembro de 2018

Anac autoriza TAM a liberar uso de celular durante voos do Airbus

21 AGO 2010Por 18h:34
     

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) liberou ontem o uso de telefonia celular e internet no interior das aeronaves durante algumas fases de voos da TAM em aviões da Airbus.

Segundo a agência, a companhia aérea TAM e a fabricante de aeronaves Airbus haviam demonstrado interesse em obter o certificado para o uso de celular a bordo junto à Anac.

A Airbus, inclusive, já obteve a certificação pela autoridade europeia, mas precisava ainda validar tal certificação no Brasil, de acordo com as leis e regulamentos vigentes no País.

"O processo de certificação encontra-se encerrado e a TAM já está autorizada a utilizar esses serviços nessas aeronaves", afirmou a Anac, em nota.

Sem interferência

Entre os testes realizados pela Anac, estão os de interferência eletromagnética (com objetivo de verificar se sistemas essenciais da aeronave são suscetíveis) e modos de falha do sistema (simula-se falhas para verificar se o resultado está coerente com as análises técnicas apresentadas), entre outros recomendados pela Airbus e/ou especialistas da Anac.

De acordo com a agência, nenhuma outra companhia aérea entrou com pedidos de certificação para liberar sistemas parecidos com o da TAM. A Anac salienta ainda que "a tecnologia é recente e a liberação do uso do celular a bordo de aeronaves não preparadas para tal não é permitido".

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também