Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

MILHO SAFRINHA

Ampliado prazo para plantio no Estado

3 MAR 2011Por DA REDAÇÃO00h:01

Até 10 de março os produtores poderão continuar o plantio de milho da safrinha em Mato Grosso do Sul. A resolução foi do Ministério da Agricultura, que atendeu ao pedido do setor. Segundo o zoneamento, o plantio deveria ter-se encerrado na segunda-feira (28 de fevereiro), mas devido às chuvas que atingem o Estado há 15 dias, o trabalho está impedido.

A ampliação é válida apenas para cultivares do grupo 1 - com intervalo entre emergência e maturação inferior a 120 dias -, e para lavouras com solo tipo 2 - de textura média -, nas quais a diferença entre o porcentual de areia e o de argila seja inferior a 50.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) havia solicitado a mesma condição concedida pelo governo ao Paraná: prorrogação para todo o Estado até 20 de março.

Hoje, Mato Grosso do Sul cultiva apenas 12% da área prevista de 9,8 mil hectares, enquanto a média para o período é de 25%. De acordo com o Ministério da Agricultura, as demais regiões não foram contempladas devido ao alto risco de perdas com o plantio fora da época previsto no zoneamento agroecológico. Com a autorização para estender o plantio, o agricultor segue tendo acesso ao crédito rural e ao seguro rural (Proagro).

Leia Também