Campo Grande - MS, quarta, 15 de agosto de 2018

TAÇA RIO

America e Bangu fazem 'clássico da saudade'

13 MAR 2011Por Gazeta Press 14h:54

America e Bangu se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Giulitte Coutinho, em Mesquita, em confronto válido pela terceira rodada da Taça Rio. O confronto não deve ser encarado como mais um entre equipes de menor investimento no futebol do Rio de Janeiro. Isso porque americanos e banguenses protagonizaram ao longo da história grandes embates em uma época que se dizia que o estado fluminense contava com seis grandes clubes.

O America foi campeão carioca em sete ocasiões, porém a última data de 1960. O Bangu tem duas conquistas, sendo a mais recente em 1966. Porém, até a década de 80 eles realizavam clássicos contra Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco e até entre eles mesmos. Era comum que o confronto entre americanos e banguenses, que costumava ser disputado no Maracanã e tinha realmente tratamento de clássico, levasse mais de 50 mil torcedores ao Maior do Mundo.

O último suspiro de grande dos dois clubes aconteceu na década de 80. Em 1986 o America ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro. Mas não pôde disputar a edição seguinte por conta da polêmica envolvendo Clube dos 13 e CBF. Começou aí o processo de queda do time, que amargou até mesmo a Segunda Divisão do Campeonato Carioca. A Série B estadual também foi frequentada pelo Bangu, que na década de 80 viveu seu último grande momento em um time que tinha o atacante Marinho como principal nome e que era financiado por Castor de Andrade, um dos chefes do Jogo do Bicho no estado. Os banguenses foram vice-campeões brasileiros em 1985, perdendo a final para o Coritiba nos pênaltis.

Longe do Maracanã e da glória, as duas equipes se encontram neste domingo preocupadas em evitar um rebaixamento que seria mais um motivo de vergonha na história recente de ambos. Na classificação geral, que leva em consideração o somatório dos dois turnos e vale para critério de rebaixamento, os banguenses somam nove pontos, em situação mais tranquila que à dos americanos, que seguram a lanterna, com sete pontos. Na rodada passada ambos disputaram "clássicos". O Bangu foi derrotado pelo Flamengo por 2 a 1, enquanto o America caiu por 3 a 1 para o Fluminense.

OUTROS JOGOS - Outras duas partidas envolvendo equipes de menor investimento do estado serão disputadas neste domingo. Também às 16h (de Brasília), no Estádio Los Larios, em Duque de Caxias (RJ), o Duque de Caxias recebe o Volta Redonda. Ambos somam oito pontos na classificação geral e precisam se afastar da zona de rebaixamento.

Um pouco mais tarde, às 17 horas (de Brasília), Macaé e Nova Iguaçu duelam no Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ). Com dez pontos, os macaenses podem superar na classificação geral o representante da Baixada Fluminense, que tem um ponto a mais.
 

Leia Também