quinta, 19 de julho de 2018

SAÚDE

Amazonas registra primeiro caso de dengue tipo 4 no Estado

5 JAN 2011Por folha online17h:34

A Secretaria de Saúde do Amazonas confirmou o primeiro caso de dengue tipo 4 no Estado. O vírus desse tipo de dengue havia desaparecido por 28 anos até retornar em agosto do ano passado, em Roraima.

Leia a cobertura completa sobre a dengue no país

Um adolescente de 13 anos que reside em Manaus foi infectado pelo vírus, passou por tratamento médico e não tem mais a doença. Exames feitos pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), confirmaram se tratar do sorotipo 4.

Segundo a secretaria, a transmissão ocorreu em Manaus, onde o garoto mora, já que ele não se deslocou para áreas de circulação desse sorotipo da dengue.

A pasta informou também que unidades de saúde estão alertas para identificar outros pacientes com sintoma da doença e que intensificará o combate ao mosquito transmissor da dengue.

O Ministério da Saúde disse que emitiu alerta imediato às secretarias de Saúde de todos os Estados para reforçar ações de controle da doença.

O tipo 4 não é mais perigoso que os outros três sorotipos, mas a transmissão é preocupante porque a população brasileira não tem imunidade contra esse vírus e parte dela já foi infectada por outros sorotipos. Por isso, há risco de epidemia caso a dengue tipo 4 se espalhe para outros Estados.

Os sintomas dos quatro sorotipos de dengue são os mesmos: dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, febre, dor atrás dos olhos e diarreia.

Leia Também