Sábado, 24 de Fevereiro de 2018

CULTURA

Amambai vai inaugurar biblioteca pública

8 NOV 2010Por DA REDAÇÃO10h:12

Nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, o Sesi inaugura a 25ª Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Mato Grosso do Sul, que foi construída na Rua Dom Pedro II, 3.700, na Vila Primavera. Nos últimos três anos, já foram entregues 24 unidades em 20 cidades – Campo Grande (3), Três Lagoas (2), Dourados (2), Corumbá, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Aquidauana, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Naviraí, Nova Andradina, Costa Rica, Iguatemi, Bataguassu, Rio Brilhante, Maracaju, Inocência, Paranaíba e Chapadão do Sul.

Além disso, já estão em construção mais cinco bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi distribuídas nas cidades de Água Clara, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Sete Quedas e Terenos, cuja a previsão de entrega é até dezembro deste ano. Todas as bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi são dotadas com acervo de 1,6 mil livros de diferentes níveis, dezenas de CDs e DVDs, além de dez computadores com acesso à Internet.

Elas ainda disponibilizam a “Hora do conto”, quando os monitores ou professores usam livros fantoches, dedoches e fantasias para contar histórias para os usuários das escolas que visitam as unidades. Outros diferenciais são as “Rodas Literárias”, que oportunizam o acesso à leitura de todos os usuários por meio de reflexão dos contos, textos, poesias e biografia do autor em estudo, e as “Gibitecas”, que disponibilizam acervo de gibis para leitura no local.

As bibliotecas também dispõem de “Hemeroteca”, onde ficam as coleções de jornais, revistas, periódicos e recortes de textos veiculados em diversos tipos de mídia, da “Cinemateca”, com vídeos educativos, documentários e de lazer, e espaço para a pesquisa escolar, com acervo composto de obras nas diversas áreas do conhecimento, contemplando diferentes gêneros da literatura. Os usuários também podem levar os livros para casa, pois as bibliotecas oferecem condições para empréstimos dos exemplares, sendo possível o empréstimo pelo prazo de sete dias corridos.

A partir do próximo ano, as unidades também serão utilizadas para ministrar cursos de capacitação profissional do Senai por meio do EaD (Ensino a Distância) com turmas de até 20 alunos no período noturno. Atualmente, elas já são utilizadas no período noturno para ministrar os cursos gratuitos do Programa Educação Continuada em diversas áreas de conhecimento, como de libras (linguagem de sinais para surdos), espanhol, inglês, atualização em língua portuguesa, desenvolvimento de equipes, atendimento a clientes, primeiros socorros, DSTs e Aids.

Leia Também