Quinta, 22 de Fevereiro de 2018

LÍNGUA PORTUGUESA

Aluna da Reme é selecionada para etapa regional de olimpíada

10 OUT 2010Por 16h:54

A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o futuro”, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2008, já definiu a estudante vencedora deste ano na etapa municipal. Trata-se da estudante Aline Salomão Gonçales, matriculada na Escola Municipal Professor Vanderlei Rosa de Oliveira, no bairro Novo Maranhão.

A aluna foi selecionada na categoria crônica e vai participar de encontros dos semifinalistas, mediados pelas comissões julgadoras regionais e a última etapa, a ser realizada em Brasília, ainda não tem data definida e será informada por meio do endereço eletrônico da Olimpíada: http://www.olimpiada.cenpec.org.br/

No total, serão escolhidos 152 textos de 38 categorias. Na etapa municipal, não é distribuída nenhuma premiação. Já na etapa regional, professores e alunos vão receber uma medalha e um aparelho de som portátil. Na última seleção, os professores e alunos vencedores receberão um microcomputador e uma impressora. Já a escola receberá 10 microcomputadores, uma impressora e um cupom para a escolha de livros, a partir de uma lista disponível definida pela coordenação, com objetivo de ampliar o acervo da biblioteca escolar.

De acordo com a responsável pela comissão julgadora municipal de Campo Grande, Iara Gomes Nascimento, a formação para a olimpíada começou em outubro do ano passado. “Os 3º e 4º encontros ocorreram em março e maio de 2010, com apoio dos professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino (Reme), servindo também como aperfeiçoamento do trabalho para os docentes”, explicou.

Ela comentou, ainda, que na primeira etapa foi selecionado um texto de cada categoria, oriundos das escolas municipais e estaduais, quando a estudante Aline Salomão Gonçales do 9º ano teve a crônica selecionada. “A etapa regional será promovida com apoio da equipe técnica das capitais: Forteleza, Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo”, revelou Iara.

Saiba mais - A Olimpíada de Língua Portuguesa tem por objetivo contribuir com a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras. Como ler e escrever são duas aprendizagens essenciais de todo o sistema da instrução pública, a Olimpíada de Língua Portuguesa confirma a necessidade e a importância dessas práticas sociais, por meio da produção de alguns gêneros textuais.

Participaram da comissão de avaliação da etapa municipal, Luciene Cristina Paredes, Dirlene dos Santos Araújo, Rosângela Sorti, Célia Maria Vieira Ávalos e Juvenal Brito Cezarino Júnior.

Leia Também