Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

Alimentar gado com curry pode diminuir efeito estufa

23 JUL 2010Por 03h:00
     

Cientistas da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, dizem ter uma receita picante para diminuir os estragos do efeito estufa: alimentar ovelhas e vacas com o tempero curry. A mistura de especiarias, tradicional nas cozinhas indiana e tailandesa, seria capaz de reduzir em até 40% as emissões de gás metano no processo digestivo dos animais.

De acordo com o depoimento dos cientistas no jornal The Independent, o segredo está em dois ingredientes usados no tempero ? açafrão e coentro. Eles atuam aniquilando as "más" bactérias que produzem o metano nos estômago dos animais. Os testes com os animais vêm sendo analisados pelos pesquisadores a partir da ingestão de diversas pimentas - costumeiras assassinas de bactérias.

                        

A intenção do grupo, liderado pelo Dr. Abdul Shakoor Chaudhry, é criar uma solução barata e eficaz para fazendeiros deterem o lançamento de metano na atmosfera terrestre, uma das principais causas do aquecimento global. Somente no Reino Unido, onde os experimentos foram conduzidos, as ovelhas produzem hoje 20 litros de metano por dia, segundo os cientistas. O gás (CH4), dizem, é vinte vezes mais degradante do que o dióxido de carbono (CO2).

Nos resultados divulgados, o coentro foi o principal agente no combate à produção gás, reduzindo a taxa de metano de 14 mililitros por grama de alimento para oito ? isto é, uma queda de 40%.

Para os cientistas, os resultados foram significantes, o que deixa o curry bem cotado para substituir os antibióticos (proibidos pela União Européia desde 2006) na redução do metano. Resta saber se ovelhas e vacas vão apreciar o sabor.

Leia Também