quarta, 18 de julho de 2018

ELEIÇÕES

Além de Dourados, outras duas cidades escolhem prefeito hoje

6 FEV 2011Por EDUARDO MIRANDA - COM AGÊNCIAS09h:41

Além de Dourados, outros dois municípios brasileiros escolherão hoje seu novo prefeito e vice-prefeito. Assim como na cidade sul-mato-grossense, as eleições suplementarem foram marcadas para Conceição do Mato Dentro (MG) e Mangaratiba (RJ) porque os prefeitos eleitos em 2008 foram afastados.

Em Conceição do Mato Dentro, o prefeito Breno Araújo Costa (DEM) teve o registro da candidatura cassado em maio de 2009 porque suas contas públicas foram rejeitadas. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele teria desviado recursos estinados ao Programa de Atendimento aos Desnutridos e às Gestantes de Risco Nutricional para comprar cestas básicas para os moradores de Conceição do Mato Dentro. O ex-prefeito nega as irregularidades.
A cidade mineira já teve, desde 2009, três prefeitos. Nelma Cirino, da coligação PR/PT/PMDB/PPS e Paulo Ambrósio, da coligação PTC/DEM/PCdoB são os candidatos.

Em Mangaratiba, o prefeito Aarão de Moura Brito Neto, e seu vice, Marcelo Tenório, foram cassados por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação. Em 7 de abril de 2008, último dia permitido pela legislação eleitoral para a revisão salarial de servidores públicos, o então prefeito enviou à Câmara de Vereadores um projeto de reestruturação de cargos e salários que aumentava em 41,4% os vencimentos de 1.450 servidores municipais.
Eleição suspensa em Valença

Outra cidade fluminense, Valença, também teria eleições municipais hoje, mas uma liminar concedida na última sexta-feira pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, manteve o atual prefeito Vicente de Paula de Souza Guedes (PSC), no cargo até o julgamento do mérito de seu recurso.

Guedes teve o mandato cassado por exercer mandato pela terceira vez consecutiva, dois deles no município de Rio das Flores (2001-2004 e 2005-2008). Após o término do mandato, ele transferiu o domicílio eleitoral para o município vizinho, candidatou-se e foi eleito para o cargo.

Leia Também