terça, 17 de julho de 2018

RICARDO BRANDÃO

Alça é construída com novo processo

17 DEZ 2010Por DA REDAÇÃO16h:10

A Secretaria Municipal de Infraestrtura, Transporte e Habitação - na construção da quarta alça que liga a Rua Ricardo Brandão/Ceará em direção a Uniderp/Anhanguera -, está utilizando novas técnicas diferenciadas de contenção das encostas. Trata-se do processo de solo grampeado e terra-mexe.

Segundo o engenheiro da secretaria Francisco Martinez, as técnicas inovadoras foram solicitadas pelo prefeito Nelsinho Trad. “Fizemos uma pesquisa para implantar nesse solo essa nova tecnologia. Esta é uma solução eficaz e de pequeno custo”, disse.

Francisco explicou que a prefeitura está fazendo este trabalho para manter as encostas seguras e firmes. “Nós estamos construindo um muro de arrimo para conter as encostas e evitar o desbarrancamento. Para fixar a encosta os operários estão fazendo furos horizontais e verticais no barranco. Depois será colocado um vergalhão de ferro medindo 16mm, com profundidade de cinco metros e, finalmente, será colocado o concreto”.

O sistema terre-mexe consiste na recomposição da encosta utilizando a técnica de gabião. “Para isso estamos realizando o aterramento, evitando desbarrancamentos”, concluiu o engenheiro Francisco.

Leia Também