Quinta, 18 de Janeiro de 2018

Ahmadinejad toma posse após 'revolução' nas ruas iranianas

5 AGO 2009Por 16h:00
     

 

Após a contestação da eleição iraniana de 12 de junho, o presidente Mahmoud Ahmadinejad tomou posse nesta quarta-feira (5), dando início a seu segundo mandato de quatro anos. O esquema de segurança foi intenso nas imediações do Parlamento e o novo presidente falou em "união" e criticou a interferência internacional em assuntos do país.

Apesar de uma série de protestos da oposição, que tomou as ruas das principais cidades do país, a reeleição de Ahmadinejad acabou confirmada por todas as instituições políticas do Irã, e foi aceita até mesma pelo principal rival internacional depois que a Casa Branca declarou que ele é o ?líder eleito? do país.

O presidente iraniano, nega que seja possível vislumbrar uma mudança radical, mas diz que a polêmica interna por conta das acusações de fraude deve acelerar mudanças necessárias dentro do sistema. ?Mesmo que não possamos falar de uma mudança radical, uma pequena reforma política é necessária, e em algum momento ela virá, graças a um momento de ruptura como estes protestos.? 

 

Com informações do G1

Leia Também