Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Chuvas

Água sanitária ajuda a prevenir doenças relacionadas às enchentes

11 MAR 11 - 06h:09Fátima Informa

As chuvas que atingem o estado do Mato Grosso do Sul podem causar doenças como a leptospirose, doença transmitida por uma bactéria presente na urina de animais que se mistura a água e a lama em situações de enchente, alerta o médico toxicologista Flavio Zambrone, da Associação Brasileira da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados (Abiclor). O especilista explica que água sanitária (hipoclorito de sódio diluído) é o meio mais eficaz e barato na prevenção não só da leptospirose, mas também de outras doenças causadas por enchentes, como hepatites do tipo A e E e gastroentrites. “O produto é capaz de matar a maior parte de germes e bactérias causadores das doenças transmitidas pela água contaminada das enchentes. Além disso, é de fácil acesso à população e tem baixo custo”.

O médico lembra também que um estudo realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), em 2009, mostrou que o hipoclorito de sódio é 100% eficaz na eliminação de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

O médico toxicologista Flávio Zambrone está disponível para entrevistas sobre o uso de água sanitária para prevenção de doenças associadas a enchentes. Em anexo, segue uma tabela com orientações sobre a limpeza correta dos ambientes invadidos pelas águas da chuva.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

BRASIL

Segunda Turma do STF nega a Lula suspeição de Moro na ação do Instituto

BRASIL

Maia: pacote anticrime está 'quase maduro' e poderá ser votado em algumas semanas

BRASIL

EUA estão preocupados com impacto de incêndios na Amazônia

Incêndio assusta no Parque dos Poderes
CAMPO GRANDE

Incêndio assusta no Parque dos Poderes

Mais Lidas