Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CHUVAS

Água sanitária ajuda a prevenir doenças relacionadas às enchentes

Água sanitária ajuda a prevenir doenças relacionadas às enchentes
11/03/2011 06:09 - Fátima Informa


As chuvas que atingem o estado do Mato Grosso do Sul podem causar doenças como a leptospirose, doença transmitida por uma bactéria presente na urina de animais que se mistura a água e a lama em situações de enchente, alerta o médico toxicologista Flavio Zambrone, da Associação Brasileira da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados (Abiclor). O especilista explica que água sanitária (hipoclorito de sódio diluído) é o meio mais eficaz e barato na prevenção não só da leptospirose, mas também de outras doenças causadas por enchentes, como hepatites do tipo A e E e gastroentrites. “O produto é capaz de matar a maior parte de germes e bactérias causadores das doenças transmitidas pela água contaminada das enchentes. Além disso, é de fácil acesso à população e tem baixo custo”.

O médico lembra também que um estudo realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), em 2009, mostrou que o hipoclorito de sódio é 100% eficaz na eliminação de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

O médico toxicologista Flávio Zambrone está disponível para entrevistas sobre o uso de água sanitária para prevenção de doenças associadas a enchentes. Em anexo, segue uma tabela com orientações sobre a limpeza correta dos ambientes invadidos pelas águas da chuva.

Felpuda


Tudo indica que o MDB não conseguiu convencer o PSDB de iniciar namoro com vistas a casamento nas eleições, e a ideia teria sido descartada. Os tucanos demonstraram que o problema deles não é o cargo: os emedebistas ofereceram a vaga de vice na disputa à Prefeitura de Campo Grande, a mesma cobiçada pelos tucanos, mas na chapa do PSB do atual prefeito. A questão, politicamente falando, seria, digamos, o oferecido “noivo”. Afe!