Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, quinta, 13 de dezembro de 2018

Chuvas

Água sanitária ajuda a prevenir doenças relacionadas às enchentes

11 MAR 2011Por Fátima Informa06h:09

As chuvas que atingem o estado do Mato Grosso do Sul podem causar doenças como a leptospirose, doença transmitida por uma bactéria presente na urina de animais que se mistura a água e a lama em situações de enchente, alerta o médico toxicologista Flavio Zambrone, da Associação Brasileira da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados (Abiclor). O especilista explica que água sanitária (hipoclorito de sódio diluído) é o meio mais eficaz e barato na prevenção não só da leptospirose, mas também de outras doenças causadas por enchentes, como hepatites do tipo A e E e gastroentrites. “O produto é capaz de matar a maior parte de germes e bactérias causadores das doenças transmitidas pela água contaminada das enchentes. Além disso, é de fácil acesso à população e tem baixo custo”.

O médico lembra também que um estudo realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), em 2009, mostrou que o hipoclorito de sódio é 100% eficaz na eliminação de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

O médico toxicologista Flávio Zambrone está disponível para entrevistas sobre o uso de água sanitária para prevenção de doenças associadas a enchentes. Em anexo, segue uma tabela com orientações sobre a limpeza correta dos ambientes invadidos pelas águas da chuva.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também