Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, terça, 20 de novembro de 2018

AGU reafirma necessidade do CPF para inscrição ao Enem

27 AGO 2009Por 08h:40
     

 

A Advocacia-Geral da União divulgou nota ontem reafirmando a necessidade do número do CPF do estudante para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na semana passada a Justiça Federal do Rio de Janeiro expediu liminar determinando reabertura das inscrições por considerar a exigência ilegal. Mas decisão foi revogada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região na última sexta-feira.

A Justiça Federal no Rio de Janeiro pediu a reabertura das inscrições sob o argumento de que não era possível exigir o número do CPF dos estudantes, já que o documento só é obrigatório para maiores de 18 anos. Mas a nota divulgada pela AGU destaca que a Procuradoria Regional Federal da 2ª Região (PRF2) e a Procuradoria Federal conseguiram suspender a liminar sob o fundamento de que o CPF é a única base de dados para cadastro nacional, o que permite evitar a ocorrência de homônimos e fraudes.

As procuradorias sustentaram ainda que a apresentação do CPF pelo candidato é necessária para atender recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), já que o cadastro do Enem é utilizado para concessão de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni). Por meio do CPF seria possível verificar se o estudantes atende aos critérios de renda necessários para que possa receber o benefício.

Com informações da Agência Brasil

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também